segunda-feira, 30 de julho de 2012

3º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes de Santos

 
  3º FACULT

A Prefeitura de Santos publicou neste último sábado 28 de julho de 2012 o DECRETO N.º 6.186 DE 27 DE JULHO DE 2012 no Diário Oficial   e nele regulamenta o concurso de apoio a projetos culturais independentes no município de Santos. Em linhas gerais serão liberados R$ 300.000,00(trezentos mil reais), sendo R$ 10.000,00 (dez mil reais) para cada projeto cultural independente selecionado.
 
Tem como objeto a seleção de 30 projetos que contemplem os segmentos artísticos das artes plásticas, artes gráficas, artesanato, cultura integrada e popular, circo, artes de rua, dança, música, teatro, cinema, videografia, fotografia, literatura, patrimônio cultural e natural, infraestrutura cultural ou outros segmentos culturais aprovados pelo Conselho Municipal de Cultura de Santos, a serem premiados de acordo com o orçamento do Fundo de Assistência à Cultura – FACULT.

Somente poderão habilitar-se, para os fins de participação neste Concurso, pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, de natureza cultural e sem fins lucrativos, domiciliadas ou sediadas no
município de Santos.
Para obter o regulamento na íntegra, condições de participação e demais anexos acesse o Diário Oficial de Santos 
 
 

  Vale lembrar que o grupo OS PANTHANAS, foi contemplado com o 1º FACULT,  o que possibilitou o pontapé inicial para a montagem do espetáculo UMA PALHAÇADA FEDERAL, atualmente em cartaz! 


Parabéns ao professor Reinaldo Martins pelo trabalho que possibilitou a criação do Fundo e ao Movimento Cultural de Santos e os insistentes combativos da classe teatral que tanto lutaram para que o Facult fosse do papel para a realidade.



sábado, 28 de julho de 2012

Grupo se apresenta Domingo na Mostra de Teatro de Rua da Zona Norte na Capital

 Os Panthanas se apresentam em Santos e São Paulo esse fim de semana


Em ano de eleições o Grupo Os Panthanas segue apresentando o espetáculo UMA PALHAÇADA FEDERAL que conta a história de dois palhaços que, cansados com as dificuldades da vida artística, tentam encontrar uma forma de sobreviver. Fuxico, de olho nos altos salários e facilidades, convence Chevete que a melhor solução está na carreira política e decide se candidatar a presidência da república. Você já tem candidato?
Nesta sátira a trajetória da campanha é apresentada criticando os corruptos, à situação política do Brasil e evidenciando a função do artista na sociedade.


Sobre o tema:

Tendo como tema central o cenário político brasileiro e as eleições, os atores Junior Brassalotti e Sidney Herzog se utilizam da estrutura dramatúrgica do circo teatro e da máscara cômica para a composição dos palhaços Fuxico e Chevete.
Baseado nas características do palhaço e com olhar sobre o dia a dia da política no Brasil, utilizamos como base para a pesquisa cadernos de política, imprensa escrita, virtual e televisiva que expõem alguns fatos e situações que serviram como fonte para os assuntos apontados na montagem. A linguagem do palhaço com um roteiro de pesquisa de acontecimentos do cotidiano, para a dupla, é sempre o ponto de partida.

 Os Panthanas – Núcleo de Pathifarias Circenses é o primeiro grupo da Baixada Santista de pesquisa da linguagem circense, nasceu na Escola Livre de Circo em Santos em Abril de 2005.


4º Mostra de Teatro de Rua da Zona Norte
O espetáculo UMA PALHAÇADA FEDERAL  se apresenta em São Paulo capital, dentro da 4º Mostra de Teatro de Rua da Zona Norte. A Mostra, que em sua quarta edição, conta com vários grupos de teatro de rua e circo do Brasil, é uma parceria com os grupos do Movimento de Teatro de Rua de São Paulo e o CICAS (Centro Independente de Cultura alternativa e Social).
Serviço:

Espetáculo: Uma palhaçada federal

Grupo: Os Panthanas – Núcleo de Pathifarias Circenses
Local e horário: Fonte do Sapo (orla da Aparecida) as 17hs
Quando: 28 de Julho, Sábado
e Domingo dia 29 de Julho na Praça Carlos Kozeritz no Jardim Julieta na capital paulista as 11hs
Entrada franca

Classificação etária: Livre

Ficha técnica:

Direção: Marcos Pavanelli e Simone Brittes Pavanelli
Elenco e dramaturgia: Sidney Herzog e Junior Brassalotti
Fotos: Adilson Felix

Realização: Os Panthanas – Núcleo de Pathifarias Circenses

Apoio Cultural: Prefeitura Municipal de Santos, Secretaria Municipal de Cultura, Athos – Núcleo Artístico, Espaço Teatro Aberto, Núcleo Pavanelli, Associação Cultural Olhar Caiçara, Santos Convetion & Visitours Bureau, A Confraria Produções e Oficina Cultural Pagu.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Para um amigo na arte




Em Maio de 2012, OS PANTHANAS passaram pelo Sesc Campos na cidade de Campos de Goytacazes no estado do Rio de Janeiro. Lá foram recebidos pelo poeta, fotógrafo de mão cheia, videomaker e agitador cultural Artur Gomes, nos levou para conhecer seu local de trabalho e fez uma entrevista com Junior Brassalotti sobre politica, circo e cinema em função do Curta Santos. Reproduzimos aqui no nosso Blog essa entrevista e o link abaixo para o post original. 

E dedicamos o dia aos amigos que a cultura  nos dá.

Um dos prazeres de se trabalhar com arte é, ter um pé nas raízes na sua terra e outro sempre na estrada, conhecendo novas realidades, sotaques e principalmente pessoas. Artur é um cavalheiro e artista sensível, seus poemas nos levam a outros lugares e seus videos a outros mundos. 

Parabéns aos vários poetas do nosso Brasil.


A entrevista: 

Os atores santistas Junior Brassalotti e Sidney Herzog passaram por Campos dos Goytacazes no último final de semana com o sensacional espetáculo Palhaçada Federal, provocando gargalhadas gerais no Teatro do Sesc onde foi apresentado na última sexta feira 11.

Junior, além de ator e produtor cultural é Diretor de Produção do Festival Curta Santos, que este ano chega a sua décima edição com uma homenagem ao futebol arte em suas várias Mostras, que será realizada de 17 a 23 de setembro.
Além disso Junior tem sido um grande parceiro na divulgação do Festival de Cinema do IFF. 


Aproveitando sua estada entre nós, o levamos para conhecer os Espaços do Campus Campos Centro, onde começamos a aprofundar uma parceria onde breve possamos ter em nosso campus uma Retrospectiva de várias Edições do Curta Santos.

A seguir um bate papo com Junior Brassalotti sobre Teatro e Cinema
1. Como começou o Festival Curta Santos?
Começou como todo bom projeto de cultura: numa mesa de bar! Num bate papo logo após o encerramento de um festival estadual de teatro que organizávamos aqui, Bete Mendes e o escritor e cineasta José Roberto Torero, que eram homenageados no evento, comentaram que poderíamos fazer um festival de cinema, que a cidade era ideal para isso e etc. Ficou por ai a ideia mas a vontade surgiu. No ano seguinte, recebemos uma ligação do Torero que tinha marcado uma reunião com a produtora dele de São Paulo, a Zita Carvalhosa, que é a diretora do festival Internacional de Curtas Metragens de São paulo, um dos 5 maiores do mundo e lá fomos nós conhecê-la. Trouxemos uma mostra itinerante do festival pra Santos aquele ano, 2002 e tínhamos uma mostra de filmes regionais, a mostra Curta Santos - Olhar Caiçara, apareceram 26 curtas, que exibimos sem seleção a titulo de incentivo, na edição do ano passado tivemos mais de 180 trabalhos produzidos pela Região... e o mais interessante não é o crescimento numérico, e sim qualitativo.
 2. Como é você um homem de teatro estar a frente de um Festival de Cinema?
   
É unir o útil ao agradável. Comecei no teatro pois era apaixonado por cinema, não sabia que um dia iria conseguir trabalhar com cinema, ainda mais na produção de algo que me possibilita ser o elo de ligação  de obras fantásticas com o público. Ao pensar cultura, penso em acesso, filmes são feitos para serem vistos, é um orgulho poder ajudar tantos filmes a circular e encontrar suas platéias! Fora que podemos brincar todo ano com o fazer teatral nas nossas aberturas, onde não seguimos o padrão dos festivais, que é exibição e falas institucionais, fazemos grandes e elaboradas  encenações, homenagens ensaiadas com grupos de teatro, bailarinos, bandas, fazemos um show realmente onde os palcos dos teatros celebram a eternidade que o cinema dá ao trabalho dos artistas.
3. Como você vê a perspectiva de uma parceria do curta Santos com o Festival de Cinema do IFF?


É algo muito rico e que deve servir de exemplo pra tantas instituições e festivais. Desde sempre nós tentamos achar parceiros criativos, com os quais possamos realizar ricos intercâmbios e trocas de experiências onde quem sai ganhando, mais uma vez é o publico e o realizador, que vê sua obra indo ao  quatro cantos através de parcerias como essa. Fora que tive o prazer de conhecer  os espaços da IFF e ver a estrutura física fantástica de lá e a provocação e formação de cidadãos criativos e pensantes que, com certeza, farão diferença na sociedade.


4. Recentemente você e Sidney Herzog, passaram por Campos dos Goytacazes apresentando o espetáculo Palhaçada Federal no Teatro do Sesc  seguido de um bate papo descontraído comum grupo de estudantes. Para vocês houve alguma novidade na colocação deles sobre a problemática que o espetáculo coloca em discussão?

Houve sim, na medida que estávamos em outra cidade com uma configuração política diferente (ou igual?) a nossa aqui em Santos. Aliás, adoramos nossa passagem por Campos, publico atento, vivo, participativo, que interagiu, riu, dialogou. Muito gostoso mesmo! Tivemos várias impressões, subjetivas e objetivas a respeito do espetáculo e principalmente sobre o tema, pudemos entrar em contato com pessoas que se indignam com os absurdos dos nossos representantes eleitos e propor um ágora, um espaço de discussão, não apenas estética, mas de ideias, de troca de angústias e de utopias possíveis. Voltamos pra Santos repensando várias coisas a partir do papo com a plateia de Campos, o que só enriquece nosso trabalho.

Sidney Herzog e Junior Brassalotti em Campos. Foto de Artur Gomes
5. A opção por uma linguagem circense no Palhaçada Federal, foi a forma encontrada para que vocês pudessem apresentar ao público de uma forma bem humorada, um conteúdo tão sério, como a corrupção política no país? 

Sim, o circo é a maneira que esse coletivo encontrou para dialogar com sua plateia. Utilizamos a linguagem circense para ajudar a contar nossa história, e através da poesia visual e lúdica do circo e do riso do palhaço, botar o dedo em algumas feridas do Brasil, em especial na corrupção na política brasileira, que tem a capacidade de nos surpreender a cada dia, quando pensamos que já vimos tudo... lá vem eles com um estratagema novo! E lá estamos nós, atentos. Queremos sim o riso, é nossa função, mas o riso acompanhado da reflexão, afinal a raiz do riso é sempre a lágrima.

Aqui um pouco de Artur Gomes:

Drummundo


eu sou drummundo
e me confundona matéria amorosa
posso estar na fina flor da juventude
ou atitudede uma rima primorosa
e até na pele/pedraquando me invoco
e me desbundo baratino
e então provoco umbarafundo cabralino
e meto letra no meu versoestando prosa
e vou pro fundo do mais fundo 
o mais profundo mineral
guimarães rosa

Artur Gomes


do som dessa palavra

nasce uma outra palavra
fulinaimicamente
no improviso do repente
do som dessa palavra
nasce uma outra palavra
fulinaimicamente



brasileiro sou bicho do mato
brasileiro sou pele de gato
brasileiro mesmo de fato
yauaretê curumim carrapato
em rio que tem piranha
jacaré sarta de banda
criolo tô na umbanda
índio fui dentro da oca
meu destino agora traço
dentro da aldeia carioca



Jackson do Pandeiro
Federico Baudelaire
nas flores do mal me quer
Artur Rimbaud na festa
de janeiro a fevereiro
itamar da assunção
olha aí Zeca Baleiro
no olho do mundo
no olho do mundo cão

Artur Gomes


E para mais poesia de Artur: http://www.artur-gomes.blogspot.com.br/



E aproveitando, UMA PALHAÇADA FEDERAL volta para apresentações em Santos nesse sábado as 17h na Fonte do sapo e Domingo na Mostra de Teatro de Rua da Zona Norte, aguardem maiores informações!!!




sábado, 21 de julho de 2012

 DOMINGO TEM TEATRO DE GRAÇA EM DOSE DUPLA EM SANTOS
 
Magia da Lua na Feirart!!!!

Domingo (22/julho) na Feirart as 18hs em frente ao Sesc Santos.

Direção: Camila Baraldii e Marcia Marques
Texto: Rita de Sá
No elenco os queridos e talentosos: Deia Oliveira, Ernani Sequinel, Estefane Cliquet e Marcia Marques
 e na PINACOTECA DE SANTOS
 
 É escolher e ir. E ainda dizem que em Santos não tem nada de cultura pra curtir.. HÃHÃ! Deve ser culpa da Rita também...


Carta de Compromissos com a Cultura / Eleições 2012




Carta de Compromissos com a Cultura / Eleições 2012

401 SUBSCRIÇÕES >>> 144 ENTIDADES >>> 257 PESSOAS FÍSICAS >>> LEIA, ASSINE e COMPARTILHE! >>> A CULTURA BRASILEIRA AGRADECE!

Na sua última reunião, o Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista Em Defesa da Cultura aprovou proposta da elaboração de um documento que estamos denominando de “Carta de Compromissos com a Cultura”. O documento contempla 14 compromissos com o setor cultural que pretendemos sejam publicamente assumidos pelos candidatos aos executivos e legislativos municipais que participarão das eleições deste ano.

Por seu caráter nacional, a Carta contempla apenas propostas de compromissos comuns a todos os segmentos do mundo da cultura e/ou capazes de impactar o maior número de municípios possíveis.

Neste contexto, o CBC / Congresso Brasileiro de Cinema está divulgando este documento, solicitando subscrições através do envio de mensagens para o endereço eletrônico

cbc.articulacao@cbcinema.org.br 

registrando em seu cabeçalho COMPROMISSOS.

E informando no corpo da mensagem:
No caso de entidades:
Nome da entidade, esfera de atuação (municipal, estadual ou nacional) e cidade e estado sede das atividades;
No caso de pessoas físicas:
Nome, profissão e cidade e estado;

Após a coleta de subscrições o documento final será encaminhado ao Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura para aprovação definitiva e divulgação nacional.
Certos do apoio de toda a comunidade audiovisual e cultural brasileira, agradecemos antecipadamente.

Viva a Cultura e o Povo Brasileiro!

País rico é um país que valoriza a sua cultura!

Grande abraço
João Baptista Pimentel Neto
Presidente do CBC / Congresso Brasileiro de Cinema

 OS PANTHANAS - NÚCLEO DE PATHIFARIAS CIRCENSES DE SANTOS/SP ASSINA EMBAIXO!!

“Carta de Compromissos com a Cultura / Eleições 2012”

Senhores e Senhoras Candidato(a)s
Patrimônio maior do povo e da nação, a criatividade artística e a diversidade cultural brasileira, ainda hoje, e apesar dos avanços verificados ao longo da última década, não recebem da parte da classe política toda a atenção e o apoio necessários ao pleno desenvolvimento de seu imenso potencial, inclusive econômico.
Tal situação fica clara ao constatarmos que apesar dos invariavelmente elogiosos discursos e das promessas de apoio ao setor, que há décadas são feitas às entidades culturais e aos trabalhadores da cultura, especialmente, durante os períodos eleitorais, infelizmente, o setor não conseguiu até o momento sequer ver aprovados pelo Congresso Nacional alguns poucos projetos e emendas constitucionais fundamentais ao estabelecimento dos marcos legais para a implementação das políticas públicas de cultura que foram consensualmente aprovadas nas duas Conferências Nacionais de Cultura realizadas nos últimos anos, com ampla, abrangente e representativa participação de todos os setores da cultura.
É neste contexto, e considerando que no próximo dia 3 de outubro todos os brasileiros e brasileiras devem comparecer às urnas para votarem e elegerem aqueles que durante os próximos anos serão responsáveis pelo comando dos executivos e legislativos municipais, é que nós representantes das entidades culturais e trabalhadores da cultura abaixo assinados, apresentamos aos candidatos e candidatas, esta “Carta de Compromissos com a Cultura”, solicitando que também o subscrevam, assumindo publicamente estes COMPROMISSOS COM A CULTURA BRASILEIRA!

CARTA DE COMPROMISSOS COM A CULTURA

Nós, representantes das entidades culturais, trabalhadores e militantes da cultura, candidatos e candidatas aos executivos e legislativos municipais e demais subscritores deste documento, assumimos publicamente o compromisso em apoiar e trabalhar pela aprovação das matérias legislativas e pela implementação das propostas abaixo relacionadas, fundamentais à preservação dos nossos patrimônios culturais materiais e imateriais e das identidades e diversidades culturais brasileiras, à implementação de políticas públicas democráticas, federativas e republicanas de fomento à produção, difusão e acesso universal aos bens culturais, ao pleno exercício da cidadania e à garantia de ampla liberdade de expressão e respeito a todos os demais dos direitos humanos:

COMPROMISSOS

1) Compromisso de apoio à imediata aprovação da PEC 150/2003, que torna obrigatória a aplicação pelos municípios de 2% dos recursos orçamentários na Cultura; e que, independentemente de sua aprovação, seja tal percentual de recursos, seja contemplado nas leis municipais relacionadas ao Plano Plurianual, de Diretrizes Orçamentárias e, garantido este percentual de recursos, já a partir do orçamento municipal elaborado para o ano de 2014; 
2) Compromisso com a criação e/ou manutenção e fortalecimento dentro da esfera da administração municipal de secretarias (em cidades acima de 50.000 hab.) e/ou diretorias (em cidades com menos de 50.000 hab.) municipais específicas para a gestão da cultura;
3) Compromisso com a criação e/ou manutenção e fortalecimento de Conselhos Municipais de Cultura paritários, conforme disposto no projeto de criação do SNC / Sistema Nacional de Cultura recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados;
4) Compromisso com a criação e implantação  e/ou manutenção e fortalecimento de Leis Municipais de Incentivo a Cultura e de Fundos Municipais de Cultura, geridos através de Comissões Gestoras Paritárias exclusivamente eleitas para este fim;
5) Apoio a aprovação pelo Congresso Nacional do Projeto que institucionaliza o Programa Cultura Viva (pontos de cultura) e compromisso com sua implantação na esfera da administração municipal, através de conveniamento, conforme previsto no programa Mais Cultura;
6) Apoio e compromisso com o fortalecimento do programa de Ação Cine+Cultura, através da implantação de cineclubes, especialmente nas localidades com menos de 100.000 habitantes nas quais não existam salas comerciais de exibição;
7) Apoio a imediata aprovação pelo Congresso e compromisso com a posterior implantação do projeto de lei que torna obrigatória a exibição de produções audiovisuais brasileiras na rede municipal de educação;
8) Compromisso com a implantação do ensino de música e das artes na esfera da rede municipal de educação, conforme determinado pela legislação vigente;
9) Compromisso com a implantação dentro da grade curricular do ensino na esfera da rede municipal de educação da cultura afro brasileira, conforme determinado pela legislação vigente e também, das culturas indígenas;
10) Compromisso com a implantação de programas de acesso gratuito à internet – Banda larga Para Todos;
11) Compromisso da implantação e/ou manutenção com apoio financeiro da administração municipal de rádios e TVs Comunitárias, geridas por associações de entidades usuárias;
12) Compromisso da implantação e/ou manutenção e fortalecimento de Bibliotecas Públicas Municipais (inclusive através da ampliação e atualização de acervos) e Tele Centros;
13) Compromisso com a implantação e/ou manutenção e fortalecimento de políticas públicas de preservação de patrimônios históricos materiais e imateriais, bem como de patrimônios naturais e ambientais;
14) Compromisso com a implantação e/ou manutenção e fortalecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor da economia criativa e solidária;
Brasília, junho/julho de 2012
CBC / CONGRESSO BRASILEIRO DE CINEMA

Subscrevem:

Entidades Nacionais
  1. APBA / Associação de Produtores Brasileiros de Audiovisual
  2. APIJOR / Associação brasileira de Propriedade Intelectual dos Jornalistas;
  3. CBDC / Coalizão Pela Diversidade Cultural;
  4. CPCB / Centro dos Pesquisadores do Cinema Brasileiro;
  5. CNC / Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros;
  6. Instituto Árvore da Vida;
  7. Observatório Cineclubista Brasileiro;
  8. SOCINE / Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e do Audiovisual;
  9. UNINFRA / União Nacional da Infraestrutura Cinematográfica;
Entidades Estaduais e Regionais
  1. ABD-GO / Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Goiás
  2. ABD-MG / Associação Curta Minas – Minas Gerais;
  3. ABD-SE / Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Sergipe;
  4. ABD-SP / Associação Brasileira de Documentaristas – Seção São Paulo;
  5. ABDeC/ES – Assosciação Brasileira de Documentaristas e Curtas-Metragistas do Espírito Santo;
  6. ABDeC/RR - Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas de Roraima;
  7. ABCV / ABD-BA - Associação Baiana de Cinema e Vídeo – Bahia;
  8. ACCRJ /Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro; 
  9. ACINE GOIÁS – Associação de Cinema Independente de Goiás – Goiás;
  10. AMC / Associação Mineira de Cineastas – Minas Gerais;
  11. APBA / Associação de Produtores Brasileiros de Audiovisual – Regional Centro Oeste;
  12. APROCINE – Associação dos Produtores e Realizadores de Longa Metragem de Brasília – Distrito Federal;
  13. FEPEC / Federação Pernambucana de Cineclubes – Pernambuco;
  14. PARACINE – Federação Paraense de Cineclubes;
  15. SINDCINE / Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cinematográfica do Estado de São Paulo;
Entidades Municipais & Empresas Culturais
  1. Acauã Produções Culturais – Aparecida, PB;
  2. APAE / Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - São João do Rio do Peixe, PB;
  3. Associação Companhia Teatral – Taiobeiras, MG;
  4. Associação Cultural de Artes Cênicas – Vitória, ES;
  5. Associação das Entidades Usuárias do Canal Comunitário de Rio Claro – Rio Claro, SP;
  6. Associação de Difusão Cultural de Atibaia – Atibaia, SP;
  7. Associação Cultural Photo Cine Clube Chaparral – Embu das Artes, SP;
  8. Associação Iarense dos Amigos da Infância – Iara/Barro, CE;
  9. Associação Serra do Itapetinga, Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos – Atibaia, SP;
  10. Aventuras Produções e Edições Educativas Ltda – Joanópolis, SP;
  11. Casa da Cultura Antonio Nóbrega – Aparecida, PB;
  12. Edith Cultura – Bragança Paulista, SP;
  13. Eu Planto – Assis, SP;
  14. Foto Clube Fotocriativa – Goiânia, GO;
  15. Fundação Tocaia – Altamira, PA;
  16. Instituto Bem Estar Brasil – Rio de Janeiro, RJ;
  17. Instituto Nangetu de Tradição Afro-religiosa e Desenvolviemtno Social – Belém, PA;
  18. Instituto Quorum Arte e Cultura – Vitória, ES;
  19. Instituto Ubuntu – Rio de Janeiro, RJ;
  20. Irmandade dos Rosário – Ananindeua, PA;
  21. LAIA / Laboratório de Intervenções Artísticas – Camaragibe, PE;
  22. Laboratório Audiovisual Cinema Paraíso – Rio de Janeiro, RJ;
  23. Museu do Som Independente – Curitiba, PR;
  24. Ong Atitude Social – Rio de Janeiro, RJ;
  25. Os Panthanas / Núcleo de Pathifarias Circenses – Santos, SP;
  26. Tallentus Amazonia – Marabá, PA;
  27. Vagalumes Filmes – Florianópolis, SC;
Entidades Municipais Governamentais
  1. Fundação Municipal de Cultura de São Luiz – São Luiz, MA;
  2. Secretaria Municipal de Cultura e Eventos de Atibaia – Atibaia, SP;
Fóruns & Redes & Conselhos
  1. Conselho Municipal de Cultura de São Roque – São Roque, SP;
  2. FIC / Fórum Intermunicipal de Cultura;
  3. Fórum Permanente de Cultura de São Roque – São Roque, SP;
  4. Fórum Permanente de Música de Sergipe
  5. Rede Estadual de Pontos de Cultura de Roraima;
Festivais do Audiovisual
  1. Cine Ceará – Fortaleza, CE;
  2. Cine Chinelo noPE – Recife, PE;
  3. CINEfooT – Rio de Janeiro, RJ;
  4. Curta Atibaia – Atibaia, SP;
  5. Curta Santos / Festival de Cinema de Santos – Santos, SP;
  6. CurtaSE – Aracaju, SE;
  7. FAIA / Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual – Atibaia, SP;
  8. FATU / Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade – Socorro, SP;
  9. Festcine Amazônia – Porto Velho, RO;
  10. Festival de Cinema na Floresta – Alta Floresta, MT;
  11. Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano – Aparecida, PB;
  12. Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis – Florianópolis, SC;
  13. Mostra de Cinema Itinerante de Iranduba – Iranduba, AM;
  14. Tudo Sobre Mulheres – Festival de Cinema Feminino de Chapada dos Guimarães - Chapada dos Guimarães, MT;
Cineclubes
  1. Centro Cultural Cineclube Casa do Professor – Bragança, PA;
  2. Cine Gastrô – Fortaleza, CE;
  3. Cine Guará –  PR;
  4. Cine Ói e Ôiça de Audiovisual - Altamira, PA;
  5. Cineclube ACME – Porto Velho, RO;
  6. Cineclube Amazonas Douro – Belém, PA;
  7. Cineclube Amoeda Digital – Recife, PE;
  8. Cineclube Arte em Cena – Taiobeiras, MG;
  9. Cineclube Baré – Manaus, AM;
  10. Cineclube Casa CurtaSE – Aracaju, SE;
  11. Cineclube Charles Chaplin – Aparecida, PB;
  12. Cineclube Cidadania – Recife, PE;
  13. Cineclube Cinema nos Bairros – Lins, SP;
  14. Cineclube Cultura Jorge Comassetto – Rio Pardo, RS;
  15. Cineclube Encontro das Águas – Iranduba, AM;
  16. Cineclube Frei Paschoal – Pocinhos, PB;
  17. Cineclube Ibiapina – Iara/Barro, CE;
  18. Cineclube da Irmandade – Ananindeua, PA;
  19. Cineclube do Imaginário – Salvador, BA;
  20. Cineclube Eco Social – Águia Branca, ES;
  21. Cineclube Joel Pizzini – Ivinhema, MS;
  22. Cineclube Floresta – Alta Floresta, MT;
  23. Cineclube Ideário – Maceió, AL;
  24. Cineclube Maria Sena – Caratinga, MG;
  25. Cineclube Mojubá – São Luís, MA;
  26. Cineclube Mossoró – Mossoró, RN;
  27. Cineclube Movimenta – Belo Horizonte, MG;
  28. Cineclube Nangetu – Belém, PA;
  29. Cineclube Nelson Pereira dos Santos – Jataí, GO;
  30. Cineclube NPD Orlando Vieira – Aracaju, SE;
  31. Cineclube Osvaldo de Oliveira – Itu, SP;
  32. Cineclube Pandora – Santa Maria, RS;
  33. Cineclube Paraty – Paraty, RJ;
  34. Cineclube Rogério Sganzerla – Joaçaba, SC;
  35. Cineclube Silvino Santos – Manaus, AM;
  36. Cine de Buteco – Niterói, RJ;
  37. Cinema d(e) Horror – Campo Grande, MS;
  38. CineClio Cineclube Santiaguense – Santiago, RS;
  39. Cine+Alto do Moura – Caruaru, PE;
  40. CineOca – Porto Velho, RO;
  41. CineOlho – Niterói, RJ;
  42. CREC / Centro Rio-Clarense de Estudos Cinematográficos – Rio Claro, SP;
  43. Curta nos Bairros – Planaltina, GO;
  44. Difusão Cineclube – Atibaia, SP;
  45. [rede aparelho] – Belém, PA;
  46. Tela Tudo Clube de Cinema – Maceió, AL;
  47. Tintin Cineclube – João Pessoa, PB;
Pontos de Cultura
  1. Ponto de Cultura ACME – Porto Velho, RO;
  2. Ponto de Cultura Arte do Portão – Atibaia, SP;
  3. Ponto de Cultura Aos Pés do Santa Marta – Rio de Janeiro, RJ;
  4. Ponto de Cultura Balcão de Artes e Cultura Viva “Eneida Andrade Dias” - Santa Fé do Sul, SP;
  5. Ponto de Cultura Caminhos de Acauhan – Aparecida, PB;
  6. Ponto de Cultura Cinema de Animação – Olinda, PE;
  7. Ponto de Cultura Ideário – Maceió, AL;
  8. Ponto de Cultura Ponto no Xingu – Altamira, PA;
  9. Ponto de Cultura Ser especial com Arte, Cultura e Cidadania – São João do Rio do Peixe, PB;
TVs e Rádios Comunitárias
  1. Acauã FM Comunitária – Aparacida, PB;
  2. TV Cidade Livre – Canal Comunitário – Rio Claro, SP;
Coletivos
  1. COCAR / Coletivo Cultural de Arcoverde – Arcoverde, PE;
  2. Coletivo Jerimum de Cultura – Pocinhos, PB;
  3. Coletivo Os Charlatões – Curitiba, PR;
  4. Coletivo Resistência Marajoara – Soure/Marajó, PA;
  5. GT de Comunidades Tradicionais de Terreiros da PARACINE – PA;
  6. Grupo Matriz – Rio de Janeiro, RJ;
  7. Rede Caranguejo – Vitória, ES;
  8. Rede de Cineclubes em Terreiros da Zona Metropolitana de Belém – PA;
  9. Movimento Salvem o Cine Excelsior – Juiz de Fora, MG;
Outros
  1. Guia ABC Cultural (abrangente nas cidades do grande ABC paulista) – São Bernardo do Campo, SP;
  2. Observatório da Cultura;
  3. Portal História do Cinema Brasileiro;
  4. Revista Sombras Elétricas;
Deputados Estaduais
  1. Beto Trícoli (PV/SP);
Pessoas Físicas
  1. Abrahim Sena Baze Junior, publicitário e professor – Manaus, AM;
  2. Afonso Gallindo, produtor cultural – Belém, PA;
  3. Adilson Ruiz, documentarista e professor universitário – Campinas, SP;
  4. Agostinho Bizinoto, ator e secretário municipal de cultura de Alta Floresta – Alta Floresta, MT;
  5. Alessandra Marques Cavalcante da Fontoura, Jornalista, Fortaleza, CE;
  6. Akex Dub, músico – Rio de Janeiro, RJ;
  7. Alexandre de Jesus Serafini, diretor, produtor e roteirista de cinema – Vitória, ES;
  8. Alessandro Driê, animador, arquiteto e urbanista – Juiz de Fora, MG;
  9. Alessandro Lemos da Silva, arquivista – São Gonçalo, RJ;
  10. Alvarito L. Baratieri, coordenador da Rede de Bibliotecas da UNOESC – Joaçaba, SC;
  11. Ana Cláudia Vasconcelos, jornalista e cineclubista – Recife, PE;
  12. Ana Paul, roteirista – São Paulo, SP;
  13. André Galvão de França, sindicalista – Jahú, SP;
  14. André Piero Gatti, pesquisador e professor universitário – São Paulo, SP;
  15. Andréia Fernandes, professora e conselheira tutelar – Arraial do Cabo, RJ;
  16. Angelita Feijó, produtora audiovisual – Manaus, AM;
  17. Antonio Leal, consultor e produtor cultural – Rio de Janeiro, RJ;
  18. Antonio Paiva Filho, roteirista – Rio de Janeiro, RJ;
  19. Ariana Boaventura, cineasta e produtora, Porto Velho, RO;
  20. Arthur Leandro, artista, Professor universitário e cineclubista – Ananindeua, PA;
  21. Baruch Blumberg Carvalho de Matos, produtor e realizador audiovisual – Aracaju, SE;
  22. Aurora Miranda Leão, atriz, jornalista, radialista e produtora – Fortaleza, CE;
  23. Beatriz Cannabrava – educadora – São Paulo, São Paulo, Brasil
  24. Benedito Tadeu Cesar – cientista social – Porto Alegre, RS;
  25. Bernardo Luiz Britto Batista, fotógrafo – Rio de Janeiro, RJ;
  26. Beth Verdegay, artista plástica e produtora cultural – Atibaia, SP;
  27. Beto Rodrigues, produtor e realizador audiovisual – Porto Alegre, RS;
  28. Breno Ruiz, funcionário público municipal – Atibaia, SP;
  29. Bruna Rafaela Veiga Brasil, jornalista, pesquisadora e professora – Rio de Janeiro, RJ;
  30. Cacique Ubiratã Gomes, professor – Peruíbe, SP;
  31. Calebe Augusto Pimentel, curtametragista e produtor cultural – Atibaia, SP;
  32. Cândido Alberto Fonseca, realizador – Campo Grande, MS;
  33. Carla Francine, realizadora, gestora e produtora cultural – Recife, PE;
  34. Carla Osório, jornalista e produtora – Vitória, ES;
  35. Carlos Augusto Brandão, crítico e pesquisador – Rio de Janeiro, RJ;
  36. Carlos Brezegello, artista plástico – Atibaia, SP;
  37. Carlos Cipriano, documentarista – Goiânia, GO;
  38. Carmensita Goulart, fonoaudióloga – Rio Claro, SP;
  39. Carolinne Vieira, produtora cultural, realizadora e cineclubista – Fortaleza, CE;
  40. Carollini Assis, roteirista – Salvador – BA;
  41. Cátia Oliveira, jornalista e cineclubista – Recife, PE;
  42. Célio Turino, historiador, escritor e gestor de políticas públicas – Campinas, SP;
  43. Celso Golçalves, realizador audiovisual – São Paulo, SP;
  44. Cesar Cavalcanti, cineasta e produtor – Florianópolis, SC;
  45. Charles Brait, cineclubista e produtor cultural – Embu das Artes, SP;
  46. Ciça Maria Alves, artista plástica – Rio Claro, SP;
  47. Cláudia Borges, produtora cultural – Santa Fé do Sul, SP;
  48. Cláudia de Medeiros, produtora cultural – Aquidauana, MS;
  49. Cláudio Chaves Lavôr, realizador audiovisual, produtor musical e empresario – Boa Vista, RR;
  50. Cléber França, ator e mímico – São Paulo, SP;
  51. Cristina Mello, neurocirurgiã – Campo Grande, MS;
  52. Daniela Brussatin, publicitária – Piracicaba, SP;
  53. Daniela Ribas Ghezzi, secretária executiva do Conselho Municipal de Cultura – São Roque, SP;
  54. Danielle Bertolini, produtora cultural – Chapada dos Guimarães, MT;
  55. Dariane Labres, educadora e cineclubista – Rio Pardo, RS;
  56. Davi Raubach Tuchtenhagen, estudante universitário – Pelotas, RS;
  57. David Alexandrisky, cineclubista e produtor cultural – Niterói, RJ;
  58. Deize Almeida Botelho, empresaria, gestora cultural e assistente social – Marabá, PA;
  59. Denise Campos, publicitária – Rio Claro, SP;
  60. Ducca Rios, Produtor cultural, roteirista, músico – Salvador, BA;
  61. Eber Novo, cinegrafista e editor de TV – Rio Claro, SP;
  62. Eder Mario Delatore, operador cinematográfico – Jundiaí, SP;
  63. Éderson Peres Morais, professor de artes visuais e cineclubista – Iranduba, AM;
  64. Edina Fujii, produtora e consultora – São Paulo, SP;
  65. Edson Carlos da Silva, ator, produtor cultural, conselheiro municipal de cultura – Cubatão, SP;
  66. Edson Gonçalves (Beleza), secretário de cultura e eventos – Atibaia, SP;
  67. Edson João Gonçalves, presidente do Conselho Municipal de Cultura – São Roque, SP;
  68. Elenor Cecon Junior, ator e produtor cultural – Alta Floresta, MT;
  69. Eliana Bogéa, advogada, Ananindeua, PA;
  70. Eneida Barbosa, produtora de Tv – São Paulo, SP;
  71. Euclides Moreira Neto, produtor e gestor cultural – São Luís, MA;
  72. Fernanda Alvarenga Lopes, jornalista –  São Bernardo do Campo, SP;
  73. Fernanda Bellinaso, gestora de negócios – Teresópolis, RJ;
  74. Fernanda Kopanakis, realizadora e produtora – Porto Velho, RO;
  75. Flávio Campos – Recife, PE;
  76. Francisco de Mauro Junior, Secretário Municipal de Cultura – Lins, SP;
  77. Francisco José Pereira da Costa Júnior, jornalista, produtor, realizador e técnico de audiovisual – Niterói, RJ;
  78. Francisco Quintino – sindicalista – Rio Claro, SP;
  79. Francisco Weyl, poeta e realizador de cinema – Belém, PA;
  80. Franco de R. M. Gróia, cineasta, pesquisador e prof. universitário – Juiz de Fora, MG;
  81. Gê Carvalho, cineclubista e produtor cultural – Recife, PE;
  82. Geraldo Moraes, cineasta – Salvador, BA;
  83. Geraldo Sarno, cineasta – Rio de Janeiro, RJ;
  84. Geraldo Veloso, cineasta – Belo Horizonte, MG;
  85. Giovanni Rodrigues, cineclubista e professor universitário – Mossoró, RN;
  86. Graziele Andrade Ferreira, gestora e produtora cultural e cineclubista – Aracaju, SE
  87. Helen Maria Psaros, gestora de projetos e cineclubista – São Paulo, SP;
  88. Hermano Figueiredo Vianna, cineasta – Maceió, AL;
  89. Idiaulo Yuri Sanada – Joanópolis, SP;
  90. Ionaldo Araújo, documentarista – Recife, PE;
  91. Iram Lima de Souza, produtor cultural – Macapá, AP;
  92. Itamar Borges, realizador e produtor cultural – Goiânia, GO;
  93. Jairo Gomes Araújo, sociólogo e produtor cultural – Teresina, PI;
  94. Jaqueline Ortiz Guerreiro, arte educadora e terapeuta corporal – Atibaia, SP;
  95. João Baptista Pimentel Junior, advogado – Rio Claro, SP;
  96. João Baptista Pimentel Neto, jornalista, gestor e produtor cultural – Atibaia, SP;
  97. João Germano Meyer, arquiteto e fotógrafo – Rio Claro, SP;
  98. João Paulo Furtado, professor e realizador – São Luís, MA;
  99. Joesér Alvarez, cineasta e produtor, Porto Velho, RO;
  100. Josane Custódio, geriatra e gerontóloga – Rio de Janeiro, RJ;
  101. José de Souza, primeiro secretário do Fórum Municipal de Cultura – São Roque, SP;
  102. José Ivan de Oliveira, educador e cineclubista – Iara, Barro, CE;
  103. José Luiz Fernandes, cineclubista e funcionário público – Lins, SP;
  104. José Paulo Toffano, assessor parlamentar – Brasília, DF;
  105. José Ricardo Malaquias Matos, consultor – Santa Cruz de Cabrália, BA;
  106. Jul Pagul, produtora cultural – Brasília, DF;
  107. Junior Brassalotti, produtor, ator e artista circense – Santos, SP;
  108. Jurandir Costa, realizador e produtor cultural – Porto Velho, RO;
  109. Juvenal Marques Luiz Junior – São Sebastião, SP;
  110. Kleyton Jorge Canuto, pesquisador – Campina Grande, PB;
  111. Kleiton Marinho, documentarista – Teresina, PI;
  112. Laércio Ferreira de Oliveira Filho, professor e produtor cultural – Aparecida, PB;
  113. Lauro Monteiro, artista plástico e cineclubista – Paraty, RJ;
  114. Leandro Bezerra Cunha, documentarista, professor , fotografo – Goiânia, Goiás;
  115. Leandro Santos Rodrigues, produtor cultural – São Félix, BA;
  116. Leo Feijó, empreendedor cultural – Rio de Janeiro, RJ;
  117. Leonardo Barbosa Borsatto, cineclubista e funcionário público federal – Brasília, DF;
  118. Leoni Bacchiegas, gestor cultural – Ivinhema, MS;
  119. Liane Maria Muhlenberg, produtora de cinema – Brasília, DF;
  120. Liége Nardi, produtora cultural – Porto Alegre, RS;
  121. Lis Paim, cineclubista – Maceió, AL;
  122. Liuba de Medeiros, psicóloga e cineclubista – João Pessoa, PB;
  123. Luciana Druzina, produtora – Porto Alegre, RS;
  124. Luciano Guimarães Freitas, cineclubista – Vitória, ES;
  125. Ludimilla Carvalho, produtora – Recife, PE;
  126. Luis Cavalari, publicitário – Rio Claro, SP;
  127. Luiz Fernando Quilici – administrador de empresas – Rio Claro, SP;
  128. Luiza Lins, produtora cultural – Florianópolis, SC;
  129. Lula Gonzaga, animador – Olinda, PE;
  130. Malva Ramos Malvar, coordenadora do Fórum Permanente de Música de Sergipe – Aracaju, SE;
  131. Manfredo Caldas, documentarista – DF;
  132. Manoel José De Souza Neto, membro do CNPC /Conselho Nacional de Políticas Culturais – Cutitiba, PR;
  133. Marcelo Lopes, produtor cultural e orientador social (SESC) – Vitória da Conquista, BA;
  134. Marcelo Saldanha, militante – Rio de Janeiro, RJ;
  135. Márcia Fernanda Costa Nunes, produtora, diretora de arte e roteirista – Salvador, BA;
  136. Márcia Montagner, Professora de Literatura – Santa Maria, RS;
  137. Marco Aurélio Ribeiro, documentarista – Belo Horizonte, MG;
  138. Maria Áurea Santa Cruz, escritora, pesquisadora e produtora cultural – Recife, PE;
  139. Maria Inês Saba, arte educadora e artista plástica – Campinas, SP;
  140. Maria Rachel Pizzotti Pimentel, professora – Rio Claro, SP;
  141. Marileide Alves Pinheiro, cineclubista – Taiobeiras, MG;
  142. Marília Franco, professora universitária – São Paulo, SP;
  143. Mario Abbade, jornalista e crítico – Rio de Janeiro, RJ;
  144. Mário Barroso, presidente do Fórum Permanente de Cultura de São Roque – São Roque, SP;
  145. Mário Sergio Correa Leite – músico, empresário e produtor cultural – Cubatão, SP;
  146. Maurício Milasi Rodrigues Magalhães, administrador de empresas – Natal, RN;
  147. Mauro Lima, gestor e produtor cultural – Rio de Janeiro, RJ;
  148. Mauro Lúcio dos Reis Corrêa, cineasta e editor de imagem da UFRJ – Rio de Janeiro, RJ;
  149. Míriam Cintra, escritora – Ibiúna, SP;
  150. Myrella França, cineclubista – Brasília, SP;
  151. Myrna Brandão, pesquisadora – Rio de Janeiro, RJ;
  152. Monica de Araujo Nunes, conselheira tutelar – Cubatão, SP;
  153. Monique Franco, pesquisadora – Rio de Janeiro, RJ;
  154. Nicole Kubli, produtora cultural – Atibaia, SP;
  155. Nivaldo Amador, educador - - São João do Rio do Peixe, PB;
  156. Norlan Souza da Silva, professor, sociólogo e cineasta – Brasília, DF;
  157. Núbia Bentes, arte educadora – Rio de Janeiro, RJ;
  158. Oneide Monteiro Rodrigues (Mametu Nangetu), Sacerdotiza afro-religiosa e cineclubista – Belém, PA;
  159. Orlando Bomfim Neto, cineasta e produtor – Vitória, ES;
  160. Paulo Benevides, consultor cultural – Fortaleza, CE;
  161. Paulo Rodrigues, professor e cineclubista – Itu, SP;
  162. Patrícia Demas, produtora executiva – Marechal Deodoro, AL;
  163. Patrícia Dornelles, professora universitária e produtora cultural – Rio de Janeiro, RJ;
  164. Patrícia Simonely, arte educadora – Altamira, PA;
  165. Paulo Cannabrava Filho, jornalista – São Paulo, SP;
  166. Pedro Pablo Lazzarini, diretor de fotografia – São Paulo, SP;
  167. Renata de Oliveira Ramos, cineclubista e estudante – Belo Horizonte, MG;
  168. Renata Lira, dona de casa e cineclubista – Ananindeua, PA;
  169. Ricardo de Magalhães, consultor – Petrópolis, RJ;
  170. Rita de Cássia Geminiani – Bauru, SP;
  171. Roberval Duarte de Araújo, cineasta e produtor cultural – Rio de Janeiro, RJ;
  172. Robespierre Avila Azevedo, músico e produtor cultural – Rio de Janeiro, RJ;
  173. Robson Sampaio, artista visual, fotógrafo e educador social – Campinas, SP;
  174. Rodolpho Bastos, advogado, Ananindeua, PA;
  175. Rodolpho Heinz, segundo secretário do Fórum Municipal de Cultura – São Roque, SP;
  176. Rodrido de Araujo, produtor audiovisual – Belo Horizonte, MG;
  177. Ronaldo Adriano Freitas Lima, ator, diretor e roteirista – Alta Floresta, MT;
  178. Rosalina Lopes, publicitária – São Paulo, SP;
  179. Rosângela Maria Bezerra da Costa, socióloga – Boa Vista, RR;
  180. Rosângela Montagner, Coordenadora do Curso de História da URI – Santiago, RS;
  181. Rosângela Rocha dos Santos, diretora de produção cinematográfica – Aracaju, SE;
  182. Rosemberg Cariry, cineasta – Fortaleza, Ceará;
  183. Ruy Bauer Silva Pontes, gestor e produtor cultural – Cubatão, SP;
  184. Sandra Alves, multiartista e produtora audiovisual – Florianópolis, SC;
  185. Sandra Baldessin, escritora e poetiza – Rio Claro, SP;
  186. Santina Capile, funcionária pública – Campo Grande, MS;
  187. Saskia Sá, realizadora e produtora cultural – Vitória, ES;
  188. Sebastião Maximiano Corrêa Genelhú, biólogo e cineclubista – Caratinga, MG;
  189. Sebastião Ribeiro Filho, advogado e cineclubista – Vitória, ES;
  190. Shel Almeida, jornalista e cineclubista – Bragança Paulista, SP;
  191. Silvana Missi, administradora cultural – Atibaia, SP;
  192. Simone Norberto, jornalista e cineclubista – Porto Velho, RO;
  193. Sylvia Palma, roteirista – Rio de Janeiro, RJ;
  194. Solange Lima, cineasta e produtora – Salvador, BA;
  195. Sônia Barreto de Novaes, mediadora cultural e pesquisadora – Piracaia, SP:
  196. Tadeu Pires, produtor – São Paulo, SP;
  197. Tânia da Cruz Rohrig, administradora hospitalar – Rio Claro, SP;
  198. Tarciana Portela, documentarista e produtora cultural – Recife, PE;
  199. Tereza Trautman, produtora – Rio de Janeiro, RJ;
  200. Tiago Lazzari, estudante e cineasta – Vitória da Conquista, BA;
  201. Tiago Monteiro Pereira, cineclubista e produtor cultural – Pocinhos, PB;
  202. Tião D’Ávilla, ator – Rio de Janeiro, RJ;
  203. Tonico Barbosa, radialista e apresentador de TV – Cubatão, SP;
  204. Valdecir Edson Marques (Wau), cineclubista – Hortolândia, SP;
  205. Vera Regina P Sanada, produtora cultural – Joanópolis, SP;
  206. Vilmar Oliveira Carpter – Porto Alegre, RS;
  207. Vinícius Souza, cineclubista e documentarista – Atibaia, SP;
  208. Vitor Carvalho, fotógrafo e diretor adjunto de cultura – Atibaia, SP;
  209. Yanara Galvão, cineclubista – Caruaru, PE;
  210. Yanka Pimentel, música e enfermeira – Rio Claro, SP;
  211. Willinton Gonçalves, vice presidente do Fórum Municipal de Cultura – São Roque, SP;
  212. Wolney Oliveira, cineasta e produtor – Fortaleza, CE;

Candidatos aos Executivos Municipais
  1. Claúdio Di Mauro (PDT/SP) – Rio Claro, SP;
  2. Luiz Fernando Pugliese (PV/SP) – Atibaia, SP;
  3. Nei Eduardo Serra (PSDB/SP) – Cubatão/SP
Candidatos aos Legislativos Municipais
  1. Antonio Lopes de Souza Neto – Toninho (PSB/ES) – Vitória, ES;
  2. Bruna Reis (PV/SP) – Assis, SP;
  3. Cláudia de Jesus de Mauro (PDT/SP) – Rio Claro, SP;
  4. Deise Nascimento (PV/SP) – Campinas, SP;
  5. Elimar Pereira da Silva / Caranguejo (PT/GO) – Planaltina, GO;
  6. Francisco Assis da Conceição (PV/SP) – Bragança Paulista, SP;
  7. Marcos Antonio de Andrade (PSB/PB) – Aparecida, PB;
  8. Marcos Augusto Issa Henriques de Araújo (PMDB/SP) – São Roque, SP;
  9. Paulo Patara (PV/SP) – Atibaia, SP;
  10. Rafael de Moura Villar (PDT/SP) – Cubatão, SP;
  11. Reginaldo Secundo (PCdoB/ES) – Vitória, ES;
  12. Tavinho Chiosi (PTC/SP) – Rio Claro, SP;
  13. Washington Luiz (Carioca) (PTB/SP) – Cubatão, SP;
Assinantes sem Identificação Completa
  1. Alcione Amorim Maurizzi – Belo Horizonte, MG;
  2. Alessandra Giovanella – Santa Maria, RS;
  3. Ana paula Abreu Oliveira – Maceió, AL;
  4. André Hamerski
  5. Andy Matos
  6. Augusto Rugpjutis – Rio de Janeiro, RJ;
  7. Celinha do Cariri – Recife, PE;
  8. Deise Andriolo
  9. Francisco José Pereira da Costa Júnior
  10. Índia Sairema Pataxó
  11. Italia Amorim Maurizzi – Belo Horizonte, MG;
  12. Jussara Santana
  13. Karen Lidiane Kobilarz
  14. Leone Antonnione Franco, designer – Belo Horizonte, MG;
  15. Lu Guedes
  16. Luiz Cirillo Barbisan
  17. Lula Portugal Junior, roteirista – Salvador, BA;
  18. Marcone Alves de Sousa
  19. Marcia Helena de Assis – Rio de Janeiro, RJ;
  20. Maria Ester Lopes Moreira
  21. Marilia Rodrigues Perracini
  22. Mary Ibanhes
  23. Natália Manzur
  24. Rafael Francis
  25. Roberto Moreira Junior
  26. Sandro dos Santos Coimbra
  27. Tania Araujo, pedagoga – Rio de Janeiro, RJ;
  28. Tania Ramos – Rio de Janeiro, RJ;                 Reproduzido de: http://marvadacarne.wordpress.com/docs/carta-de-compromissos-com-a-cultura/