terça-feira, 26 de março de 2013

DIA DO CIRCO


Dia do Circo tem programação no Sesc Santos com OS PANTHANAS e muito mais!


Para comemorar o Dia do Circo em 27 de março, o Sesc-Santos preparou uma programação recheada de atrações para o respeitável público da Cidade, com espetáculos, intervenções, oficinas e uma noite de Picadeiro Livre.

A programação ocorre próximo no espaço Circo d'Areia, na praia da Aparecida. Canal 5 com a praia pra ser mais especifico! Sim, tem uma tenda de circo ali!  Ó que digno!



O dia começa com a Aula Livre de Circo com o Grupo Os Panthanas - Núcleo de Pathifarias Circenses. Serão duas sessões, às 9 e às 14h, em que serão apresentadas as técnicas circenses de base, como acrobacias de solo e malabares. Através de um viés artístico, a oficina envolve criatividade e a imaginação dos participantes, além de difundir e valorizar a arte circense.





Os alunos das oficinas de circo que OS PANTHANAS ministram lá na Vila do Teatro estarão presentes.

Aqui o Blog da Vila, pra quem quiser passar lá e fazer aula de circo, sempre as terças feiras das 19h as 22h  => http://www.viladoteatro.blogspot.com.br/

Alias, a galera da turma avançada tem várias atividades essa semana do circo, são apresentaçãos em São Vicente, Guarujá, Santos! Aguardem que essa turminha vai dar o que  falar!


A apresentação do dia fica por conta do grupo The Pambazos Bros, às 16h, com suas Intervenções Circo Cômicas, os principais números do repertório do grupo desenvolvidos em 10 anos de trajetória. 

Têm como características essenciais o humor, a interação com o público e personagens inusitadas como Chico Chicote e o Coelho Transgênico (ganhador do 1º Festival de Humor do Uruguai), e os números Os Mexicanos (ganhador ProAC Números Circenses 2008), Siameses Sarlanga, Serenata (música ao vivo), Cristais, Grande Mestre, Mágika,Dança dos Ratos, Plantas Carnívoras, Dança das Facas, Gordinis Project e Passing de Claves. 

Os Panthanas estarão no Picadeiro livre pagando mico!

Picadeiro Livre

A partir das 20h do dia 27, o Picadeiro estará livre para artistas que possuem números de circo e convidados. 
Para participar, basta possuir um número de circo de até 10 minutos e comparecer no local com uma hora de antecedência.



Espetáculos
Na quinta-feira, dia 28, às 16h, a programação continua com o espetáculo E lavo Eu!, com Mariana Ferreira, dirigido por Arlete Cunha. O espetáculo conta a história de uma palhaça lavadeira desde suas origens, em uma família de palhaças lavadeiras clássicas, e desenrola-se até suas conquistas, quando finalmente decide chutar o balde e lavar roupas em sua própria máquina com momentos de grande comicidade e ternura.

Um conto mágico de circo
Na sexta-feira, dia 29, a Cia. Teatral Turma do Biribinha apresenta o espetáculo interativo Um conto mágico de circo em duas sessões: às 16h e às 20h. O espetáculo retrata, por meio de fatos verídicos, a história do surgimento do circo moderno e a origem verdadeira do primeiro elemento cômico no picadeiro do circo: o palhaço. Biribinha e Pipoca são contadores de histórias. Diante das crianças estes simpáticos personagens explicam tudo sobre o circo, transformando-se em mestres de cerimônias e narradores do espetáculo.

O circo da lona preta
No sábado, dia 30, às 16h, a Trupe Lona Preta monta seu Circo da Lona Preta. A primeira performance é inspirada na tradição circense. Os palhaços Rabiola e Chico Remela reconstroem, de forma divertida, os símbolos do picadeiro, atualizando e dando novo vigor às clássicas cenas do circo tradicional e mambembe. A direção é de Sergio Carozzi e o elenco é formado por Joel Carozzi e Sergio Carozzi.

Às 20h, o grupo volta ao picadeiro com cinco músicos-palhaços que tentam executar um concerto musical inspirado em músicas que fazem parte do imaginário popular. Para reger esse concerto, o espetáculo contará com os mais variados desconhecimentos musicais do Palhaço Rabiola. A direção é de Joel Carozzi e traz no elenco Alexandre Matos, Elias Costa, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e To Bernardo.



Oficinas
A programação do Circo d'Areia também apresenta uma série de oficinas. A primeira acontece na terça e na quinta-feira, dias 26 e 28, das 19h às 22h, Palhaço pra quem não é palhaço - Módulo 1, de caráter introdutório. Destinada a adultos interessados em conhecer o universo do maior dos representantes do circo, o palhaço, a oficina irá desenvolver jogos relacionais, estado de jogo e alguns elementos que possibilitem o exercício de identificação dos tipos cômicos e das máscaras. Não é necessário ter experiência anterior. Indicação etária: a partir de 18 anos. Grátis. Inscrições e informações na Central de Atendimento.

Brincadeira de Circo
Na quinta-feira e no sábado, dias 28 e 30, a Bella Cia promove a oficina Brincadeira de Circo em dois horários, às 9h e às 14h, com o objetivo de praticar e experimentar diferentes técnicas circenses, preservar a tradição desta arte, divulgar seu potencial educativo e lúdico, destacar a relevância do circo enquanto elemento constitutivo da cultura, presente em quase todo o mundo.

A oficina trará perna-de-pau, latão, arame, parada de mão e equilíbrio de objetos em geral; mini tramp, cambalhotas, números em duplas ou grupos; trapézio fixo; malabarismo com clavas, bolas, argolas, swing, cigar box, diabolo, lenço, flag, pano chinês e bastão; palhaço de circo com gags clássicas, entradas cômicas e pantomimas. Inscrições e informações na Central de Atendimento.

Estripulias no Circo
A oficina de sexta-feira e domingo, dias 29 e 31, é a Estripulias no Circo, novamente em dois horários: às 9h e às 14h. O objetivo é promover o contato com técnicas circenses e principalmente com o caráter lúdico que envolve o universo do circo. Serão experimentadas técnicas de malabarismo de objetos (bolas, aros, claves e diabolô), equilíbrio (pratos, laços, fitas de ginástica e rola-rola), acrobacias de solo e pirâmides, pernas-de-pau, aéreos, tecido acrobático, trapézio e lira. Inscrições e informações na Central de Atendimento.

Circo clássico
No domingo, dia 31, a diversão fica por conta do grupo Corpo Mágico. São duas sessões, às 16h e às 20h, em que serão apresentados números do Circo Clássico. Em cena, o Homem Foca e o equilíbrio de objetos, maestro Enriko e sua banda, serenata acrobática no trapézio duplo, duo espelhado de tecidos, equilíbrio dos pratos bailarinos, entre outros. Intérpretes: Daniela Helena Calça, Fausto Henrique de Oliveira, Aline Bernardineli, Manoela Schrank, Bruno Edson, Joelma. Direção: Daniela Calça e Fausto Henrique.



Será um ano de muito trabalho para OS PANTHANAS e seus integrantes e aguardem que logo mais tem peça nova por ai!

Agradecimentos especiais ao Governo do Estado de São Paulo, Oficina Cultural Pagu e Poiesis.

Acompanhem a programação que o Sesc Santos está dando de presente a cidade nessa semana dedicada ao circo, vale a pena!

EVOÉ PICOLINO, CAREQUINHA, PIOLIN E TODOS OS ANTIGOS COM CHEIRO DE SERRAGEM NO SANGUE, OBRIGADO POR TUDO!

FELIZ DIA DO CIRCO!

quinta-feira, 14 de março de 2013

Lançamento do primeiro Romance de Gilberto Mendes



A Editora Algol tem a honra de convidar amigos, admiradores e leitores para o lançamento do romance"DANIELLE em surdina,langsam", primeira obra de ficção do maestro Gilberto Mendes. Além de memorialista, é considerado o mais importante compositor erudito brasileiro contemporâneo. Com um estilo de raro virtuosismo, o recém nonagenário músico nos dá um belíssimo painel de sua juventude com atmosfera de primorosa sofisticação ao tratar de temas como o amor em tempos turbulentos entrecortados de evocações preciosas da Alta Cultura.


Com introdução do escritor Flávio Viegas Amoreira, o genial compositor alinha como um Goethe no conteúdo e Cortázar na atualíssima construção de sua narrativa, um painel cosmopolita dum amor que atravessa quase sete décadas entre o mítico porto de Santos e recônditas paisagens germânicas. Tudo embalado por uma aura de "Film noir" e transmodernidade.

Artista múltiplo, agora Mendes vence novo desafio pós-vanguardista: a atemporalidade de sua literatura carregada de intertextualidade como um caleidoscópio cultural do mundo que ele viveu para musicar e contar.

Lançamentos em Santos e São Paulo:




16 de março, às 17h - Pinacoteca Benedicto Calixto de Santos - Av. Bartolomeu de Gusmão,15



19 de março, 18h - Casa das Rosas - Av. Paulista, 37 - São Paulo





sexta-feira, 8 de março de 2013

Publicado os classificados do 3º FACULT - Concurso de Apoio a projetos Culturais Independentes no Município de Santos.





Secretaria Municipal de Cultura faz publicar a classificação final dos projetos inscritos no 3º Concurso de Apoio a projetos Culturais Independentes no Município de Santos.


Class. Prot. Nome do Projeto Média Final


1° 21 Os Choros, Sambas e Canção que agente mesmo faz 96,57

2º 03 Circulação do Espetáculo – “Uma Palhaçada Federal” 96,42

3º 36 Danilo Nunes 2012 – Gravação de CD 94,71

4º 13 Em Vila Isabel, Hoje é Noite de Natal 94,57

5º 28 Um bonde chamado saudade 93,42

6º 35 Programação Criança no Espaço Teatro Aberto e Circulação de espetáculos 93,28

7º 11 Algumas Histórias 93,14

8º 07 Produção do Primeiro CD do grupo Quatro Quartos 92,85

9º 46 Ciclocênio – Oficina de Farrandantes 92,42

10º 17 Projeto Broadway Voices 91,85

11º 50 Avesso do Avesso 91,42

12º 45 Tempo 90,71

13º 02 Silvio Fernandes Lopes – Engenharia de uma vida 90

14º 15 Show Lançamento DVD São Sons 88,85

15º 43 Encontro com o Outono 88,85

16º 27 Raízes Santistas, a Ramificação da Cultura Étnica Brasileira 88,42

17º 24 Para Caiçara Jarus 88,14

18º 47 Universidade e Ditadura Militar em Santos 87,85

19º 34 Arthur Bispo do Rosário 87,71

20º 29 Santos Sinestésicos , as Cores da Música 87,14

21º 37 Saudade 85,71

22º 48 Prelado, Documentário de Curta Metragem 85,71

23º 04 Companhia Brasileira de Alquimia 85,14

23º 39 Meu Jardim Secreto 84,42

24º 22 Impressão e Distribuição do Livro Ciência da Música da Teoria à regência 83,85

25º 32 Patacho 83,42

26º 08 Memórias do Carnaval Santista 82,57

27º 40 Reciclawndio 82,57

28º 49 Sereias de Salto Alto 82,57

29º 14 Exalta Santos: Duo Horizonte e Israel Diniz 81,57

30º 51 Divina Mutante 80,28

31º 41 Balões Vermelhos 80

32º 33 Aos Olhos do Mundo 79,57

33º 31 Passeando na Biblioteca 78,71

34º 09 Naquela Mesa 78,57

35º 06 Jam For a Dime: O Blues Santista 77,71

36º 42 Encontro Santista de Contação de Histórias 77,28

37º 25 Como Mulher na Menopausa 76,57

38º 05 Letras Santistas 74,71

39º 19 Curso de Musicalização 74,71

40º 01 O Despir da Palavra em Contos Nus 73,85

41º 26 Viagem Cultural – Coletivo Itinerante 70,14

42º 30 Memória Histórica – A Greve do Porto de 1980 67,85

43º 12 Nas Trilhas do Cinema 65

44º 10 Cem Diálogos 64,28

45º 16 Dádivas e Dom do Criador 49,28

Santos, 08 de março de 2013.

Comissão de Análise de Projetos

Pra conferir direto no DIÁRIO OFICIAL DE SANTOS, só clicar aqui nesse link ó =>

https://www.egov1.santos.sp.gov.br/do/1316/2013/do09032013.pdf

dica de amigo, é na página 15!

OS PANTHANAS EM 2º LUGAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!  Prata caiçara!! \0/

Parabéns aos colegas classificados, lembrems- que o FACULT é uma conquista de anos de luta do Movimento Cultural de Santos, e principalmente do Movimento de Teatro, o que prova que união faz a força! Borandá que temos muito a fazer ainda pela nossa cidade!

Sempre lembrando de agradecer o professor Reinaldo Martins, homem de cultura que ficou junto do Movimento nessa luta!

:)



quinta-feira, 7 de março de 2013

OS PANTHANAS realizam oficina livre de circo no Sesc Santos




OS PANTHANAS realizam oficina livre de circo no Sesc Santos



CIRCO D'AREIA é realizado pelo SESC Santos


Espetáculos, intervenções, oficinas e uma noite de “Picadeiro Livre”, fazem parte da programação de uma semana, em comemoração ao dia do Circo. O Circo D'areia é um espaço de múltiplas linguagens, que busca, através da magia do encontro entre artistas e público, despertar a capacidade de fazer reconhecer em si e no outro, a alegria dos palhaços, a emoção das acrobacias, o colorido dos malabares e da arte de encantar. Com o objetivo de aproximar o público das artes circenses, em um espaço democrático, faz da descentralização das ações, palco para fruição e interações.

Fuxico e Chevete em ação


Os Panthanas



Os Panthanas - Núcleo de Pathifarias Circenses de Santos promovem, dentro do projeto CIRCO D'AREIA, uma introdução às técnicas circenses de base, como acrobacias de solo e malabares e, através de um viés artístico, envolve criatividade e a imaginação dos participantes, além de difundir e valorizar a arte circense. 

A atividade é gratuita, dia 27/03 em dois horários, as 9h e as 14h

Mais informações:

http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/mostra_detalhe.cfm?programacao_id=241225

Pra quem quiser fazer atividade circense continua, o Núcleo oferece aulas todas as Terças feiras na Vila do Teatro a partir das 19hs, gratuitamente.

Os alunos que já realizam atividades terão um mês repleto de apresentações em função do Dia do Circo, comemorado em Março!

A Vila do Teatro fica na Praça dos Andradas ao lado da Rodoviária.

Confiram o Blog da Vila para saber das atividades do espaço:


sexta-feira, 1 de março de 2013

DAMA DA NOITE em cartaz na Vila do Teatro




O espetáculo ‘Dama da Noite’ retoma temporada às sextas-feiras entre os dias 1º e 22/mar, às 21 horas, na na Vila do Teatro (Praça dos Andradas/Santos) sem valor fixo pelo ingresso.

O público é que decide quanto pode pagar após cada sessão.


No palco, apenas o ator Luiz Fernando Almeida e toda a angústia de um ser humano que não se sente inserido no mundo que vê – e que o vê de volta. Com texto de Caio Fernando Abreu e direção de André Leahun, a Dama da Noite recebe uma platéia de apenas 30 convidados por sessão em um cenário que é uma residência, mas pode ser também um clube ou o quê a imaginação do público permitir.



Centro das atenções das 30 pessoas, a Dama da Noite não se limita a atuar e instiga um diálogo com seu público em clima intimista.