terça-feira, 30 de julho de 2013

Artistas santistas fazem estreia nacional na cidade. Espetáculo foi contemplado pelo PROAC.




Artistas santistas fazem estreia nacional na cidade. Apresentação gratuita de um espetáculo solo de palhaço contemplado pelo ProAC

Duas únicas apresentações de “Blefe 2.0”

O espetáculo foi contemplado pelo ProAC 09/2012 e tem a orientação de Gabriella Argento, artista circense nascida em Santos e que atualmente trabalha no Cirque du Soleil, o espetáculo tem direção de Fábio Nogueira e em cena o ator e dramaturgo Victor Nóvoa, também santista formado em Artes Cênicas pela USP.

O belo espetáculo “Blefe 2.0” é inspirado em “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin e apresenta o cotidiano de Blefe, um palhaço antigo e mal humorado que foi contratado por uma grande multinacional para trabalhar com tecnologia. Ele tenta se adaptar às novas formas de comunicação, mas sempre acaba se atrapalhando, criando inusitadas formas de se relacionar com os equipamentos tecnológicos.

Cansado da mesmice de seu cotidiano, Blefe acaba se apaixonando pela voz feminina do seu GPS e transforma seu escritório em um ambiente onírico e extremamente bem humorado. 


Mais informações:

Duas únicas apresentações “Blefe 2.0” em Santos

Dias 04 de agosto

Domingo: 17h e 19h

Teatro Guarany



(Praça dos Andradas, 100 - Centro Histórico - Santos/SP)

Gratuito

Bilheteria aberta 1 hora antes do espetáculo

250 lugares

Ficha técnica

Orientação: Gabriella Argento

Texto e interpretação: Victor Nóvoa

Direção: Fábio Nogueira
Voz e Produção: Helena Cardoso
Trilha Sonora Original: Pablo Mendoza
Cenário: Majó Sesan
Figurino: Helena Figueira
Manipulação de bonecos: Andrea Cruz
Assessoria de impressa: Ana Vitória Bella
Fotos: Alécio Cezar

sábado, 27 de julho de 2013

LET'S FLEB. Girls e os arruinados pelo êxito

Vocês podem me chamar da pessoa mais atrasada do mundo, só hoje vi o final da segunda temporada de Girls. E vou falar pra vocês, essas meninas conseguem realmente expressar os nossos sentimentos.



Na série, logo no primeiro capitulo, os pais de Hanna falam, olha filha, nós não vamos mais te sustentar.E assim, com essa frase chocante é que começa a série que conta a história de Hanna e suas amigas tentando sobreviver em NY, com tudo de bom e ruim que a cidade tem a oferecer.

Um capítulo muito forte que eu assisti eu nunca mais esqueci em meados da segunda temporada. A Hanna, quando trabalhava num restaurante, sempre jogava o lixo todo na lixeira de um vizinho do bairro. Então finalmente o cara  reclama; 

Depois disso Hanna  bate em sua  porta para se desculpar,- na boa, ela tem essa mania de chegar sem ser convidada pedindo desculpas, rsrsrsrsrs enfim. Eles começam a se pegar, e passam uns dois dias trancados no apartamento dele, - que era maravilhoso, porque o cara era um puta médico. Mas no primeiro momento em que  Hanna busca um relacionamento mais profundo com ele, - começa a chorar e falar das suas angustias- ele para tudo desconversa, e diz em outras palavras, já deu. Ela vai embora, e nunca mais se vêem.

Fiquei em choque com tudo isso, aí vocês me dizem,  “mas pô patrícia o que você queria ela só conhecia o cara a dois dias, ta certo ele.”
A sinceramente não sei, porque vejo uma coisa que é geral nas pessoas, é a dificuldade de expressar os sentimentos, todos vivemos cheios de angústias, mas raramente é possível desabar, por isso que achei essa cena importante.

Para quem não sabe, Hanna sonha em ser escritora, e depois de passar muitos perrengues na primeira temporada, agora ela finalmente assina um contrato e é paga por um livro, que não consegue escrever.
Ela fica tão estressada, que acaba tendo crises de TOC que não tinha desde o colegial, e numa dessas, limpando o ouvido 8 vezes, enfia o cotonete bem fundo e vai parar no hospital. Nessa hora, confesso pessoas,chorei. 



Você passa a vida esperando aquele momento em que vão te dar a chance, e você vai sem amarras conseguir o seu sonho, porque na vida é assim, se você está preparado, é só da chance que precisa. E ela finalmente consegue isso.

Mas como explicar isso que poderíamos chamar de auto sabotagem? 


Eu não sei, mas Freud explica no seu texto “ os arruinados pelo êxito”
Nele Freud criou uma tese segundo a qual as pessoas adoecem de neurose como resultado de frustração. Esta que seria frustração da satisfação de seus desejos libidinais.

“ A descoberta de que pessoas ocasionalmente adoecem precisamente no momento em que um desejo profundamente enraizado e de há muito alimentado atinge a realização. Então, é como se elas não fossem capazes de tolerar sua felicidade, pois não pode haver dúvida de que existe uma ligação casual entre seu êxito e o fato de adoecerem”

“ A primeira vista, há algo de estranho nisso, mas, por ocasião de um exame mais detido, refletiremos que não é absolutamente incomum para o ego tolerar um desejo tão inofensivo na medida em que ele só existe na fantasia e cuja realização parece distante; pelo contrário, porém, o ego se defenderá ardentemente contra esse desejo tão logo este se aproxime da realização e ameace tornar-se uma realidade. A distinção entre isso e as situações comuns na formação da neurose consiste meramente em que, via de regra, são as intensificações internas da catexia libidinal que transformam a fantasia, até então merecedora de pouca consideração e tolerada, num oponente temido ao passo que nesses casos o sinal para irrupção do conflito é dado por uma mudança externa real.”

Neste texto Freud ilustra dois casos de pessoas que foram adoentadas pelo êxito e compara também com a literatura, citando Lady MacBeth da peça MacBeth  de Shakespeare e Rebecca West da peça  Rosmersholm de Henrik Ibesen.

Na verdade esse texto me veio a calhar porque estava louca para expressar meu sentimento em relação ao Girls, e a esse texto do Freud que acho mais do que tudo atemporal. Pensei em como nós todos temos desejos acalentados, e o que aconteceria se eles realmente se tornassem reais, porque das duas uma ou você tem o time of your life, depois que tudo se concretiza, ou ela vira uma coisa a mais na sua lista de desejos realizados.( vide o Lourenço em O cheiro do ralo)
Ou o pior mesmo como nestes casos, é sofrer devido aquilo conquistado, uma vez vi em algum filme/série, uma pessoa citando alguém que dizia “cuidado com o que você deseja, porque depois de consegui-lo você pode não querer mais”

O medo é de que isso aconteça e você perder tempo da sua vida correndo atrás de um desejo que no fim vai ser só mais um, como saber realmente se aquilo que queremos é o melhor mesmo. É como diz uma frase, que eu não sei de quem é, mas que como uma amiga minha tatuou eu lembrei “Viver uma vez é como não viver nunca” porque você não tem nada com que comparar.




quinta-feira, 25 de julho de 2013

SESI SANTOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA INICIAÇÃO TEATRAL


O Núcleo de Artes Cênicas do SESI Santos
está com incrições abertas para o Curso de Iniciação Teatral neste 2º semestre.

Temos turmas para várias idades.


Se informe e faça sua inscrição! 

Curso Gratuito 

Vagas Limitadas

Corre lá galera!

Informações e contato aqui no flyer.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DE CIRCO NA VILA DO TEATRO






ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DE CIRCO NA VILA DO TEATRO





Sidney Herzog, do grupo OS PANTHANAS, ministrará a aulas para as novas turmas e interessados nas artes circenses. As aulas acontecerão as Vila do Teatro, sede do grupo.

Sidney Herzog vai coordenar as atividades

Os interessados nas artes circenses, poderão se inscrever pelo email: pagu@oficinasculturais.org.br

ou pessoalmente na sede da Oficina Pagu na Rua Napoleão Laureano , 89 - Marapé - Santos, perto do canal 1, próximo a Igreja São Judas Tadeu

ou na Vila do Teatro as terças e quintas a noite, das 19h as 22hs.

Maiores informações pelos telefones:
32191741 / 3219 2036






OFICINA DE ACROBACIAS DE SOLO, PERNA DE PAU E MALABARES
Coordenação: Sidney Herzog
QUANDO: de 10/9 a 10/12 d– terças-feiras – 19h às 22h

Público: atores, estudantes e artes cênicas, ginastas e demais interessados acima de 16 anos
Inscrições: 23/7 a 3/9
Seleção: aula-teste (3/9 – terça-feira – 19h)
20 vagas
Local: Vila do Teatro: Praça do Andradas, s/nº

Oficina prática voltada aos números de acrobacias de solo, perna de pau e malabares (bolinhas, aros e claves), que serão desenvolvidos por meio de técnicas e exercícios de domínio corporal, equilíbrio, coordenação, força e flexibilidade, atentando-se para o estímulo criativo à linguagem artística do circo.

Malabarista, acrobata e palhaço Sidney Herzog fundou Os Panthanas Núcleo de Pathifarias Circenses, grupo que desde 2005 circula pelo Estado em festivais, mostras e projetos culturais. Entre seus espetáculos, destacam-se “Brasileirinho”, vencedor do Prêmio Plínio Marcos, e “Uma Palhaçada Federal”, contemplado pelo 1º Facult de Santos para montagem do espetáculo em 2012 e pelo 3º Facult para realizar uma circulação em periferias da cidade em 2014.





o logo do grupo é criação de Betinho Neto
A turma das primeiras aulas de circo da Vila do Teatro de 2012 vão estrear no fim do ano sua primeira montagem e já formaram um grupo, OS CIRCOPATAS que já tem algumas apresentações no curriculo em eventos, empresas e até foram o grupo de abertura do FESTA INVERNO 2013 com o espetáculo MARACACIRCO, feito em parceria com o coletivo QUILOA de maracatu, especialmente para a ocasião.













MARACACIRCO!

Gostaríamos de agradecer aqui a coordenadora da Oficina Cultural Pagu, Mônica Tranjan Real pela parceria, apoio e incentivo as artes circenses na Região!



quinta-feira, 18 de julho de 2013

Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia com inscrições até dia 21 de Julho


O Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (Fiac) recebe vídeos de espetáculos para serem avaliados, com objetivo de integrarem a programação da sexta edição do festival, que acontece de 20 a 30 de setembro de 2013.

Para espetáculos de outros países e estados brasileiros, o prazo de envio vai até 30 de junho. Para os espetáculos da Bahia, o recebimento se estende até 21 de julho.

Mais informações no site:

Bahia - Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia
www.fiacbahia.com.br




CHAMAMENTO PARA RECEBIMENTO DE PROPOSTAS DE DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES CULTURAIS NAS FÁBRICAS DE CULTURA EM SÃO PAULO



Se liga pessoal, a POIESIS abriu o chamamento para inscrições de atividades culturais para o FÁBRICAS DE CULTURA.

Acesse aqui e veja o regulamento e se inscrevam: http://www.poiesis.org.br/new/editais/arquivos/chamamento-poiesis-5-2013-descritivo.pdf


Aqui pra vocês conferirem o que é o projeto e para mais informações: http://www.fabricasdecultura.org.br/index.php




6ª MOSTRA ZEZITO DE CIRCO EM BRASILIA COM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ DIA 28 DE JULHO

                     
6ª MOSTRA ZEZITO DE CIRCO
É com muita alegria que a 6ª Mostra Zezito de Circo abre seus braços para receber as inscrições dos artistas e grupos que desejam participar da seleção de espetáculos circenses da sua programação nas categorias LIVRE e ADULTO no que se refere ao público e LONA, RUA, TEATRO no que se refere a espaço.

Para que sua inscrição seja feita precisamos contar com o seguinte material exclusivamente digitalizado e enviado para o e-mail: espetaculo6mzc@gmail.com

· Ficha de inscrição, disponível abaixo, preenchida com muita atenção e cuidado no detalhamento das necessidades técnicas para realização do espetáculo;

· Link do vídeo do espetáculo na íntegra, sendo válidos vídeos de ensaios;


· 02 fotos digitalizadas do espetáculo em 300 DPI com o devido crédito do fotógrafo;


Toda a seleção será feita através do material encaminhado para o email, IMPRETERIVELMENTE até o dia 28/07/2013.

Os artistas e grupos de Brasília que forem selecionados para a programação, serão convocados para reunião na qual sua presença será a garantia da participação na 6ª Mostra Zezito de Circo.

É reservada a esta coordenação a liberdade de convidar artistas e grupos que corroborem para uma programação diversificada e atraente.


FICHA 6ª MOSTRA ZEZITO DE CIRCO

Nome artista/grupo:

Endereço/Cidade/ UF/ País:

Telefone/Celular:

E-mail:

Breve currículo do grupo/ artista (até 1.500 caracteres):

Nome do espetáculo:

Qual categoria no que se refere a público e a espaço (LIVRE ou ADULTO; LONA, RUA ou TEATRO):

Sinopse do espetáculo (até 1.500 caracteres):

Número de participantes:

Quantidade de pessoas que viajam:

Necessidades de som:

Necessidades de luz:

Necessidades de palco:

Histórico do espetáculo (até 2.000 caracteres):

Link de vídeo do espetáculo na íntegra:

Nome do representante oficial:

*Apenas para atrações de fora de Brasília

· Cubagem, pesagem e melhor maneira de transportar seu material

· Quantidade de pessoas que viajam.

Para maiores informações: COOPERATIVA BRASILIENSE DE TEATRO E CIRCO

HIGS 709, bloco J, casa 55 – parte A

Asa Sul – Brasília – DF – 70.360-710

(61) 3447-1560 / 9982-1560

FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTISTAS DE RUA DA BAHIA COM INSCRIÇÕES ABERTAS



A direção artística do Festival procura vários tipos de espetáculos de rua, como música,
mímica, acrobacia, espetáculos cômicos, ilusionismo, dança e artes plásticas com os seguintes critérios:


- Performances de alta qualidade e profissionalismo nas apresentações;
- Espetáculos com poucos protagonistas;
- Performances com caráter de show de rua:
- Com nenhuma ou pouca necessidade técnica (som, iluminação);
- Funcionando sem palco, na rua;
- Com elemento de “chapéu”
- Acessível ao público que vem em qualquer momento durante o show, seja
no início, meio ou final.

Não percam o prazo de inscrições, vai de 15 de Julho até 22 de Agosto!

Saiba mais e baixe o regulamento e ficha de inscrição aqui => http://www.festivalderua.com/


quarta-feira, 17 de julho de 2013

Montagem de texto de Pirandello em cartaz no Teatro Guarany é ótima opção pra quem curte teatro

SINOPSE

A pequena e pacata cidade de Valdana, de repente se vê diante de um estranho acontecimento. A chegada de uma estranha família, saída dos escombros de sua vila, destruída por um terremoto, trazem consigo um estilo de vida peculiar que leva o povo a questionar as razões de um comportamento reservado e do luto que trazem em suas roupas. Uma desenfreada curiosidade começa a crescer na alma dos habitantes. Loucos ou excêntricos? Quem poderá dizer quem são eles na verdade?

“Assim é (se lhe parece)”, texto de Luigi Pirandello, escrito em 1917, traz ao público a reflexão, através da retórica aristotélica, sobre a definição da verdade. A realidade existe, ou ela é apenas enxergada através das “verdades” de cada um. Todos carregam a sua própria definida apenas pelas suas experiências na vida, criando, a seu próprio critério, uma visão de mundo e daqueles que o habitam.


É no conflito e na intersecção dessas versões que Pirandello transita, abandonando ao público a responsabilidade de pensar o papel de cada um, e refletir até que ponto etamos dispostos a aceitar a verdade do próximo, e até onde nos cabe críticas ou julgo à essa realidade. A montagem traz uma linguagem leve e humorística, levando ao ápice o absurdo e paixões de cada personagem.

No clássico, contado sob vários pontos de vista, um grupo de vizinhos especula sobre Sra. Frola, o seu genro, Sr. Ponza e sua mulher, que nunca aparece aos olhos dos moradores.
Surgem várias versões para o comportamento extravagante da Familia. Filosófico, Pirandello caminha nos limites entre verdade e ilusão, com o humor e a sofisticação narrativa comuns em suas obras.

Escrita em 1917 e definida pelo próprio ator como uma "farsa filosófica". Como ocorre na maior parte do seu teatro, o autor desenvolve a obra a partir de um relato. Neste caso, a comédia foi extraída do conto La Signora Frola e il Signor Ponza, suo genero ("A senhora Frola e o senhor Ponza, seu genro"). A obra trata o tema da verdade, o contraste entre realidade e aparência, entre verdadeiro e falso. Pirandello põe em cheque a ideia de uma realidade objetiva que possa ser interpretada de modo unívoco através dos instrumentos da racionalidade.
PEÇA: Assim É (Se Lhe Parece)

Autor: Luigi Pirandello

Entrada Franca

18/07 (quinta-feira), às 20hrs.
22/07 (segunda-feira), às 20hrs.
26/07 (sexta-feira), às 20hrs.
27/07 (sábado), às 20hrs.

Entrada franca. (sujeito a lotação máxima do teatro).

Classificação Livre.

É permitido fotografar ou filmar o espetáculo apenas com autorização prévia.

Tempo de duração: 110 minutos

Recomendação: Livre

Direção: Ando Camargo e Roberto Peres

ELENCO

Marcello Ramos

Kadu Posso

Maira Brigliadori

Ludyne Medeiros

Daniel Sette

Estéfane Cliquet

Bruno Monin

Bruno Galdino

Alexa Kiany

Alex Guarany

Jefferson Lucas

Roberto Barsan

Douglas Ribeiro

Maíra de Souza

Letícia Lopes (Stand-in)

FICHA TÉCNICA

Direção Geral: Roberto Peres

Direção: Ando Camargo
Preparação Corporal: Jaly Aquino
Preparação de Voz: Carol Bezerra
Produção Artística: Léo Porto
Operação de som: Natan Mesquita

AURORA é o destaque nesse final de semana no Sesi Santos


Aurora é uma catadora de papelão e latinhas, idosa e castigada pelos anos.
Diante desta dura realidade ela consegue “catar” somente o que seu limitado corpo consegue suportar, mas não há limites para seus sonhos, para sua generosidade e para a certeza de que o amanhã está apenas começando.
A beleza está nos olhos de quem vê, por isso; “Aurora” é a poesia que brota da mais dura realidade, mostrando com muito humor e muita sensibilidade que “qualquer dificuldade” é apenas um ponto de vista.


NÃO PERCAM! É GRATUITO

http://www2.sesisp.org.br/cultura/teatro/aurora.html

Texto: Edivaldo Costa

Com: Arlete Ramello 

Técnico Som e Luz:  Daniel Meirelis


"AURORA"
 dia 20/07 - sábado
20h 
 TEATRO DO SESI SANTOS
Endereço: Av. Ns. de Fátima, 336, Santos.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

LET'S FLEB. DEXTER


Olá leitores deste blog. Meu nome é Patrícia eu tenho 23 anos, estudo psicologia, e sou totalmente doente por cinema e séries, escreverei esta coluna para vocês, que vai falar, sempre partindo de uma série, filme ou similares, para tratar um pouco das coisas da vida, de vários sentimentos que nós todos temos em comum, que só a arte sabe despertar em nós. Digamos que é uma coluna para reflexão. Mas se você preferir é uma coluna para você dar uma olhadinha nas coisas boas, que tem para se ver no world wide web.

Então, let’s FLEB

Queria começar falando de uma série que gosto por demais e está no seu final: Dexter.


Ele foi encontrado por seu pai adotivo Harry, dentro de um container com seu irmão mais velho, ainda criança em meio ao sangue, quando sua mãe (informante de Harry), é morta com uma motoserra, por um traficante.

Nascido em sangue “Born in blood” como ele costuma falar, torna-se analista forense da polícia, especialista em sangue.

Dexter cresce em meio a impulsos estranhos e começa primeiro a matar um cachorro, seu pai, vendo as urgências do garoto, logo percebe que seu filho é um serial killer, e cria um código, onde ele somente poderia matar as pessoas, se elas realmente tivessem cometido algo contra alguém. E então é criado o Harry’s code, que o acompanha por toda a jornada de 8 temporadas.


Ao lado de tudo isso tem sua irmã adotiva Debra, que também entra na policia por influência de seu pai, para tentar chamar um pouco sua atenção pois Harry só tem olhos para Dexter.

Com o fim da série, me veio a cabeça essa grande questão, porque nós (fãs) nos identificamos tanto com um serial killer.

Pensei nessa pergunta pois todas as pessoas que conheço que conhecem Dexter, o adoram, e porque será isso?

“Ah porque ele faz o que a gente quer fazer, matar pessoas.”

Será isso mesmo? Então dentro de nós, todos temos um psicopata, talvez.

Mas o que me surpreende são as entrelinhas, porque o Dexter no fundo pensa que não é capaz de ser salvo de sua condição de psicopata. E talvez não seja mesmo.

Ele luta em alguns momentos fortemente contra isso, (mais ainda na 7 temporada quando sua irmã [pobrezinha rsrs] quer lhe ajudar a não matar mais)

Isso não se assemelha muito a alguns de nós? As vezes pensamos que não há remédio para o que somos. E em como vamos conviver com todo esse mal que habita dentro de nós.

Dexter nos convida durante 12 semanas a pensar sobre isso, ele analisando cada passo que dá, nos leva em nosso subconsciente a analisarmos nossos próprios medos, angustias, revoltas, etc.

Mas as pessoas dizem, “ah poxa, ele é um serial killer do bem, só mata as pessoas ruins.”

Sim, ele atua como um justiceiro, mas não por instinto, mas pelo código criado por seu pai (SPOILER ALERT) e como sabemos agora, pela dr. Voguel. Que foi desenvolvido para sua sobrevivência.

Então ele é uma pessoa que segue algum tipo de lei, onde as leis nem sempre funcionam, e muitas vezes ele usa dessas leis, para fazer valer a sua própria lei.

Quantas vezes não fazemos isso na vida, quando impomos nossa verdade, ou quando a manipularmos, ou quando seguimos aquela direção quando muitos nos avisam que não devemos ultrapassar. São formas de fazer valer a nossa lei.

Aquilo que julgamos ser justo.

Nós também, em nossa maneira, criamos códigos, e também criamos mascaras, elas servem para nos manter nessa dança louca, e nos preservar as vezes de todo o caos.

Dexter cria uma mascara, mas a dele é de pessoa normal, ele quer esconder o monstro. Tanto que uma vez ele comenta que se sente bem no halloween, pois é o único momento em que não precisa se esconder, e acha curioso as pessoas se esconderem atrás dos monstros.


Mas no meio de todo seu instinto assassino ele quer salvar as pessoas, dos monstros a solta por aí, monstros como ele. Tanto que em suas mortes, que são momentos de religiosidade ele antes de matar a vítima a faz olhar para as fotos das pessoas que ela matou.

O que então dentro de uma pessoa tão ruim assim, faria ter essa atitude que pode ser considerada nobre?


Porque acho que aí mora a própria questão em si, nenhum de nós é completamente bom, e nem completamente mau. Não existe isso que a Disney nos ensinou quando criança, da fada e da bruxa. Todos nós nascemos com as mesmas chances para o bem e para o mal. O que você pode fazer é alimentar o monstro ou não.

Vejam: http://www.youtube.com/watch?v=XfF3m1SHG00



Revista Sanatório Geral nº 5 + festa + filme é o destaque do fim de semana

A Revista chega a 5ª edição com o tema Sexy, e quem escreve o tema de abertura dessa vez é o ator Rodolfo Lima. 

Ainda nesta edição, a Revista traz textos da sexóloga Marcia Atik, da jornalista Thais Lyra, do fotografo André Martins e a da cantora Syang.

O Lançamento da Revista Sanatório Geral acontece dia 20/07, sábado, no Espaço Teatro Aberto, na sala Experimental, às 21h, com a exibição do filme Pornodocumentario, direção de JJ Rodrigues, com a presença do diretor e a do ator Amir Rizzo; O filme fala sobre as experiências de atores pornôs e de garotos de programa, tudo ligado ao sexo.
 O filme foi exibido no Popporn 2013.






Amir Rizzo do filme: Pornodocumentário
Logo após o Dj Infernal André Lehaun fará um som para quem for curtir o bar.


Neste mês a Revista rompe as barreiras e chega a outros países, nossa galeria traz mais de 30 artistas de todo o território nacional, Espanha, Colombia e New York.

A edição traz duas matérias especiais: uma entrevista com a sexóloga Laura Muller do programa Altas Horas e uma matéria sobre o Festival Popporn.

Nas Sessões de Terapia destaque para o Dia de Visita com fotos do coletivo de André Martins com o projeto Flexões e texto de Rafaela Martins. Em Rivotril, Drika Lucena fala sobre Spencer Tunick. Tem também uma entrevista no Teatro Oficina de Luane Carvalho Fratelli para Cadeira Eletrica, Lobotomia de Tatiana Paiva numa entrevista com Fernando Carpaneda, onde mostra seus bonecos eróticos que estão no próximo Homem Aranha, e Lili de Freitas traz curtas noticias sobre o tema do mês na Camisa de Força.

E quem escolhe as 10 musicas referente ao tema Sexy é a cantora Kika Wilcox.

Ensaio fotográfico com André Martins é um dos destaques desta edição.






sábado, 13 de julho de 2013

FESTIVALE - Inscrições abertas ate dia 15 de Julho. Corram!




Fundação Cultural abre inscrições para festival de teatro

As inscrições para a 28ª edição do Festivale (Festival Nacional de Teatro do
Vale do Paraíba) estão abertas. Elas devem ser feitas até 15 de julho e
entregues pessoalmente na Fundação Cultural Cassiano Ricardo ou enviadas
pelos Correios para o endereço: Avenida Olivo Gomes, 100, Santana, CEP 12211-
115, São José dos Campos.
O Festivale será realizado de 5 a 15 de setembro. Qualquer grupo de teatro
amador ou profissional pode se inscrever com espetáculos para teatro
convencionais, ruas e praças.

No material deverá conter a ficha de inscrição preenchida e impressa, uma
cópia do texto que será encenado, materiais ilustrativos do grupo e fotos,
DVD do espetáculo, mapa de luz, palco e som.

Serão selecionados até 23 espetáculos, sendo cinco de São José dos Campos,
três da região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, dez da
Grande São Paulo e interior do estado e cinco de outros estados brasileiros.

O resultado da seleção será divulgado no dia 26 de julho no site da Fundação
Cultural (www.fccr.org.br).

O Festivale é um evento anual realizado pela Fundação Cultural Cassiano
Ricardo com objetivo de valorizar as artes cênicas e a identidade artística,
além de promover a integração dos grupos teatrais de todo o país. Outras
informações estão no edital disponível no site da FCCR.

ACESSEM AQUI =>  http://www.fccr.org.br/index.php

Medo de Escuro é o destaque hoje, dia 13 de junho no Teatro do Sesi Santos



“Medo de Escuro” trata de questões fundamentais para a juventude de várias épocas e, também, para o desenvolvimento psíquico e sócio afetivo do ser humano.

Os personagens principais são jovens e extremamente vulneráveis aos encantos da cultura de massa, particularmente a cultura pop. O casal, que imagina ter matizes diferentes, vive enclausurado num mesmo universo, repleto de heróis às avessas.

Tudo no desenrolar da trama se dá através de representações. Nenhum dos personagens é de fato quem pensa ser e muito menos quem representa. E, neste mundo de simulacros, os dois se aproximam e se abandonam com uma velocidade frenética, que confunde muitas vezes frivolidade e carência, paixão e amor, inocência e maturidade.

A cultura de massa, com os seus astros e canções, perpassa toda a trama de forma cortante e chega a ser quase um personagem. Músicos são deuses, canções são oráculos.

Um mundo ao mesmo tempo vendido para milhões e fechado em si próprio. Um ambiente onde seus protagonistas, ao mesmo tempo em que sentem um completo desprezo por qualquer outra forma de vida, especialmente pela vida adulta, usam o compêndio de informações que conseguem nos seus discos e magazines para se inserirem nela.

Com este cenário, que oscila entre o lúdico e o extremamente cruel, entre a comédia e a tragédia, se dá a trama, toda contada em tempos alternados e por pessoas diferentes.

O sofrimento da personagem feminina, a sua recuperação moral e física é a única linha que nunca é abandonada no desenrolar da narrativa. Um abatimento que, no final das contas, poderia vir de qualquer época ou lugar e habitar tanto uma tragédia de Shakespeare quanto uma canção de George Harrison.

A grande pergunta que o espetáculo deixa no ar é simples e, ao mesmo tempo, crucial, particularmente aos jovens: A cultura de massa, com as suas canções de três minutos, revistas de moda e comportamento, palavras de ordem, artistas de seis meses, enfim, com a sua efemeridade, começa e acaba em si própria ou é capaz de trazer respostas para a existência humana, por mínimas que sejam?



Sinopse

Medo de Escuro é uma história contemporânea sobre o relacionamento de um músico, cover de George Harrison, com uma designer de moda, ambos vulneráveis ao encanto da cultura pop. Eles vivem enclausurados num mesmo universo, repleto de heróis às avessas. E, neste mundo de simulacros, os dois se aproximam e se abandonam com uma velocidade frenética, que confunde muitas vezes frivolidade e carência, paixão e amor, inocência e maturidade. Uma história que oscila entre o lúdico e o extremamente cruel, entre a comédia e a tragédia, tendo como pano de fundo o som de George Harrison e outros astros da cultura pop.


Serviço

Faixa etária: 14 anos

Duração: 70 minutos

Local: Sesi Santos

Dias: 13 de julho de 2013

Horário: 20h

Entrada gratuita.


Ficha Técnica:

Texto: Julinho Bittencourt

Direção: Platão Capurro Filho

Com: Fabíola Nascimento e Ernani Sequinel

Participação: Camila Baraldi, Barbara Braw e Marcia Marques

Figurino: Sandra Machado

Cenário: Platão Capurro Filho

Direção de Produção e Fotografia: Rodrigo Mmorales

Direção de fotografia (Vídeo): Theo Grahl

Edição (Vídeo): Daniel Reis

Maquiagem (Vídeo e Teatro): Cícera Carmo

Assessoria de Imprensa: Valéria Vargas

Designer Gráfico: Maira Brigliadori

Ass. Direção e Op.de Vídeo: Camila Baraldi

Ass. de Palco: Jackson Vieira

Operador de Som: André Cajaíba


Lei de Incentivo a Cultura (Lei Roaunet)


Patrocínio: Porto de Santos


Apoio

UNISANTA, Colégio Parque Sevilha, Casarão Santa Cruz, Trupe Olho da Rua, Bonita Produções, Torto Bar, Teatro Guarany

Apoio Cultural

Alhambra Móveis, Academia Corpo e Saúde, Rubinho Griffe, Simões Serralheria, Restaurante Kokimbos, Cantina Liliana, Subway (Brás Cubas)

Apoio Institucional

Prefeitura Municipal de Santos e Secretaria de Portos

Realização: Teatro Widia e Ministério da Cultura

terça-feira, 9 de julho de 2013

FESTIVAL DE TEATRO DE ARAÇATUBA COM INSCRIÇÕES ABERTAS!




FESTARA 2013

FESTIVAL DE TEATRO DE ARAÇATUBA - De 18 a 27 de outubro


 A ASSOCIATA, Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba, em parceria com o SESC São Paulo, SENAC Araçatuba e Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba, comunica que estão abertas as inscrições para a Seleção de Espetáculos Teatrais para o FESTARA 2013, Festival de Teatro de Araçatuba.




O FESTARA 2013 acontecerá no período de 18 a 27 de outubro de 2013 com a finalidade de incentivar, fomentar, refletir e difundir a produção teatral nacional, alicerçada em pesquisas de linguagem e processos de criação, através de uma programação que contemple a diversidade cultural. A organização do evento selecionará através de curadoria composto por 01 membro da ASSOCIATA, 01 membro do SESC, Pólo Avançado em Araçatuba e 01 membro do Senac Araçatuba, Curso Técnico em Arte Dramática, espetáculos para todos os públicos (crianças, jovens e adultos) e para diversos espaços (Teatros, Ruas e Praças) de diferentes gêneros e linguagens.

Os grupos interessados deverão encaminhar seus respectivos projetos à Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba, Rua Anita Garibaldi, 75, Centro, Araçatuba, Sp, CEP 16010-280, até o dia 10 de Agosto de 2013, valendo a data de postagem.

 O projeto deverá ser entregue em envelope lacrado com a devida identificação “ASSOCIATA - FESTARA 2013” e dentro do mesmo deverá conter:

a) Ficha de Inscrição devidamente preenchida – impressa e em CD;

b) Histórico do Grupo/Cia. – em CD;

c) Histórico do Diretor e Integrantes do Grupo – em CD;

d) Texto ou Roteiro do Espetáculo – em CD;

e) Sinopse do Espetáculo – em CD;

f) Release do Espetáculo – em CD;

g) Proposta de Encenação – em CD;

h) Ficha Técnica Completa – em CD;

i) Características de Espaço ideal para a apresentação (medidas) – em CD;

j) Riders Técnicos / Tempos de montagem e desmontagem – em CD;

l) DVD contendo a gravação do espetáculo na íntegra e fotos do espetáculo em alta resolução (300dpi)


As declarações de direito autoral de Texto, imagem e som, serão solicitadas após a seleção dos espetáculos.

II – Poderão encaminhar projetos grupos sediados em todo o Território Nacional.

III – Os projetos selecionados, sediados no Estado de são Paulo, receberão a título de ajuda de custo o valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) para uma apresentação. Os projetos selecionados de outros estados receberão a título de ajuda de custo o valor de R$ 5.000,00 (seis mil reais) para uma apresentação. Todas as despesas de refeição, hospedagem, divulgação e infra-estrutura para as apresentações serão custeadas pela Organização do evento.

IV – O pagamento será efetuado após a entrega de nota fiscal de serviços e procedimentos legais em até 05 dias após a apresentação. São de responsabilidade dos grupos o custo de transporte de elenco e material cênico e a liberação de direitos autorais junto às entidades competentes.

V – Não serão aceitos projetos de espetáculos que já tenham participado de edições anteriores do FESTARA.

VII – Dentro da programação do FESTARA 2013 fica reservado a participação e apresentação de 02 espetáculos produzidos pelo edital de Fomento a Cultura da Prefeitura Municipal de Araçatuba e 04 espetáculos selecionados na Mostra ASSOCIATA de Teatro, como garantia da representatividade da produção local/regional.

VIII – A seleção dos espetáculos acontecerá no mês de agosto/2013 e o resultado será divulgado no endereço eletrônico www.festara.com.br e também por e-mail a todos os inscritos.


FESTIVAL DE TEATRO DE ARAÇATUBA

De 18 a 27 de outubro

FICHA DE INSCRIÇÃO
Grupo / Cia:

Endereço: Nº

Cidade: Estado:

CEP: Fones:

e-mail: site:

Nome do Responsável:

E-mail:

Fones:

Representante Legal:

CNPJ: INSC. ESTADUAL:

Telefone: e-mail:

Espetáculo: Duração:

Autor/adaptador:

Direção:

Gênero: Linguagem:

Público Alvo: Adulto ( ) Crianças ( ) Jovens ( ) Classificação Etária: _____________

Espaço Adequado: Palco ( ) Rua ( ) Alternativo ( ) Praça ( )

Dimensões Mínimas para a encenação:

Técnico de Luz:__________________________e-mail:_______________________________


Técnico de Som:_________________________e-mail:_______________________________

Tempo de Montagem do Espetáculo:



Alexandre Melinsky

Presidente da Associação dos Artista

s Teatrais da Região de Araçatuba 

Coordenador Geral do FESTARA 2013.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Festival de Teatro de Resende também está com inscrições abertas!




Cliquem aqui http://www.resende.rj.gov.br/images/EDITALXIIIFESTER.pdf e confiram as datas e o regulamento!

Abertas as inscrições para o 9º Festival Nacional de Teatro em Limeira


A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com o apoio da Oficina Cultural Carlos Gomes, abriu as inscrições para o 9º Festival Nacional de Teatro. Os grupos de teatro de todo o Brasil podem realizar inscrição até o dia 19 de julho.

O festival tem o objetivo de promover o intercâmbio entre artistas do município e de todo o país, além de revelar novos talentos, valorizar as artes cênicas e incentivar as manifestações culturais no país. O festival acontece de 18 a 25 de agosto, no Teatro Vitória. Neste ano, o Núcleo Cia. de Teatro, com o espetáculo “Trono Sujo de Sangue”, representará o município na competição. As categorias em que os grupos podem se inscrever são teatro adulto, teatro de rua e teatro infantil.

Para cada uma das três categorias, a premiação é de R$ 3 mil para o 1º lugar, R$ 2 mil para o 2º e R$ 1 mil para o 3º, além de troféu. Haverá prêmios individuais de melhor direção, melhor ator, melhor atriz, melhor cenografia, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, iluminação, maquiagem, figurino, revelação, sonoplastia e trilha sonora.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no blog da Cultura, 

Além da ficha devidamente preenchida, são necessários para a efetivação da inscrição DVD com a gravação do espetáculo completo (sem edição), cópias do texto (fonte Arial, tamanho 12) e quatro fotos da apresentação em CD com alta resolução, currículo do diretor, autorização do SBAT e do ECAD (ou liberação do autor), material publicitário sobre o grupo e suas montagens, release e sinopse do espetáculo ou folder contendo essas informações, mapa de luz, som e palco com descrição dos cenários e autorização do uso de imagem, que deverá ser preenchida e assinada individualmente por cada integrante do grupo.

As inscrições podem ser feitas somente via Correios, destinadas à Secretaria da Cultura: Largo da Boa Morte, 11, centro, CEP: 13.480.188 - Limeira SP. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3451 0502.

Fonte: http://www.limeiranoticias.com.br/site/noticias.php?id=14972&cat=2

terça-feira, 2 de julho de 2013

OS PANTHANAS NA TV - Confiram os vídeos!!


Pra quem viu esse post => http://ospanthanas.blogspot.com.br/2013/06/os-panthanas-na-tv.html , mas não viu os videos no período de veiculação na tv, postamos aqui o resultado da campanha "DICAS DE VERÃO" que o grupo OS PANTHANAS - NÚCLEO DE PATHIFARIAS CIRCENSES fez em parceria com a TV TRIBUNA, Rede Globo local.


Dá uma conferida, é muita palhaçada na tela da tv!

Nesse 1º vídeo a dica é sobre lixo nas praias: http://globotv.globo.com/tv-tribuna/tv-tribuna/v/lixo-na-praia-dicas-de-verao-com-baldinho-parafina/2395190/


Aqui o foco era condutas de segurança no caso de assaltos, dá uma olhada: http://www.youtube.com/watch?v=xIIMQmV0IBU


Caso você perca sua criança na praia => http://www.youtube.com/watch?v=8wpUs11FiRw

Não aos infláveis!!! => http://www.youtube.com/watch?v=O8WH4niFY-Q


Palhaços e vidros? Não é uma boa ideia... http://www.youtube.com/watch?v=a8ABxhnLWlM

Se liga na faixa, meu!!! http://www.youtube.com/watch?v=CBUvV1LZtcA

Agradecimentos a TV Tribuna pela confiança e ao elenco: João Paulo Pires, Kadu Verissimo, Juliana Sanz eque somaram junto aOs Panthanas nesse gostoso trabalho!

P.S. vejam um mico do nosso Fusquinha/Parafina no set => http://www.youtube.com/watch?v=zu4M5bbTXfY