terça-feira, 7 de maio de 2013

Patrícia Galvão, a vanguarda e a experimentação teatral - nessa quarta na Vila do Teatro


No dia 08 de maio (quarta-feira), às 20h, na Vila do Teatro, com o tema “Patrícia Galvão, a vanguarda e a experimentação teatral”, a proposta é refletir sobre as relações entre a arte praticada nos anos 50 e hoje.


Em 1954, Patrícia, que já não mais queria ser chamada de Pagu, atua como jornalista em A Tribuna, produz peças de teatro, eventos literários e difunde a vanguarda. No jornal imprimiu as marcas do seu último ato, registrando a produção artística da época sob uma visão moderna e cosmopolita. A análise dos artigos de Patrícia e as entrevistas com testemunhas de época permitiram a Márcia narrar a força de Patrícia na luta apaixonada pelo teatro, marcada pela participação na vitoriosa campanha pela construção do Teatro Municipal, na criação da União de Teatro Amador de Santos, no apoio à realização de importantes festivais, no incentivo aos jovens talentos como Plínio Marcos, na formação de grupos amadores e na divulgação e na produção de peças de vanguarda, como Fando e Lis (Fernando Arrabal), A Filha de Rappaccini (Octavio Paz).

Para escrever suas colunas, Patrícia mantinha contato estreito com grandes artistas e intelectuais do período. O vasto material publicado no jornal e a sua prática no campo cultural se traduz em verdadeiras aulas. “Ela discutiu o país por meio das vanguardas culturais e artísticas. Aprende-se muito com essa mulher generosa, forte e polivalente, intelectual por vezes ofuscada pelo mito”.


O evento é aberto aos mais diversos públicos e tem entrada gratuita.


A Vila do Teatro fica na Praça dos Andradas, Centro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário