Ontem, dia 3 de Maio as 15h, fizemos mais uma apresentação garantida pelo FACULT - Fundo de apoio a Cultura de Santos do nosso espetáculo "UMA PALHAÇADA FEDERAL" no Saboó, local onde Pablo Bailoni, nosso palhaço Xaveco, cresceu e ainda vive, sua quebrada.
Ao chegar um garotinho de seus 5, 6 anos já colou, pediu pro Pablo pra ajudar a carregar material e ficou conosco o tempo todo. Falava pouco, usava uma camisa do Palmeiras e uma bermudinha bem surrada. Estava com as perninhas bem machucadas, várias marcas, sangue, e sujas, assim como sua roupinha, perguntamos o que houve, ele disse que havia caido da bicicleta.
O seu nome era Allison (não sei se a grafia está correta), ele tinha um machucado nos lábios o que dificultava sua fala, mas ele se comunicava e respondia tudo o que perguntavamos. Não era invasivo, sempre perguntava se podia mexer nas coisas, nos nossos malabares coloridos e brincar com os instrumentos, o que permitiamos até a hora de organizar pra começar a apresentação. Ele assistiu tudo quietinho, viu três caras chegarem carregados de malas, viu esses caras passarem tintas coloridas no rosto, riu das cores, viu surgir três palhaços, viu a peça todinha, sentadinho na 1º fila, bem na frente, riu das gags, sempre que alguém tomava um tapa ou caía, ria alto. Viu esses caras tiraram as cores do rosto e voltarem a ser só três caras. Pediu pra ajudar a guardar o material. Ajudou.
Percebemos que seu olhar estava ficando bem triste, pois viu que iriamos embora, Sidney Herzog (nosso palhaço Chevette) brincou mais um pouco com ele enquanto guardávamos o material de cena, perguntou onde morava e disse que o levaria em casa, pegou o Alisson pela mão e foi.
Alisson andou um pouco com ele, se soltou e correu pro meio de uma praça até perder de vista. Ficamos com aqueles olhinhos tristes dele, que por breves momentos se encheram de alegria.
Na semana da Pascoa fizemos uma apresentação dessa série de 10 que faremos apenas por pontos carentes da cidade de Santos, lá no Mangue Seco e Butantã, local onde se deu essa tragédia na última quinta:
http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/05/incendio-atinge-barracos-na-vila-telma-em-santos.html
A prefeitura já se pronunciou sobre o caso, como podemos ver aqui pelo perfil do prefeito em uma rede social:
https://www.facebook.com/pauloalexandrebarbosapsdb/photos/a.581108328655220.1073741861.273642106068512/581108185321901/?type=1&theater
Queremos voltar em ambos os locais para mais apresentações, tanto pra reencontrar a comunidade guerreira que lá vive e cuida do seu chão de maneira coletiva, onde descobrimos parceiros de luta por uma sociedade mais igualitária, e pra quem sabe a gente reencontrar o Allison e seu sorriso de novo e ai vou perguntar como se escreve o nome dele certinho e levar uma camisa P do Palmeiras novinha.
Apresentação no Mangue Seco |
Apresentação contemplada com o FACULT |
Na foto com o elenco está André Luiz Ribeiro, líder comunitário |
feliz !!!
ResponderExcluir