sábado, 11 de agosto de 2012

Dança contemporânea ocupa espaços públicos neste Sábado e Domingo e homenagem a Gilberto Mendes

 
 Em comemoração aos 90 anos do compositor Gilberto Mendes, que serão completados em Outubro, o Núcleo Athos presta homenagem através da dança em espaços públicos


UMA FOZ UMA FALA, uma dança para Gilberto Mendes

Sinopse.

 “UMA FOZ UMA FALA, uma dança para GILBERTO MENDES”, é um espetáculo de dança contemporânea com a proposta de celebração ao compositor santista GILBERTO MENDES. A obra remete o espectador ao estranhamento e a curiosidade sobre a compreensão da genialidade de Gilberto Mendes para a inspiração de suas composições musicais.

Espetáculo concebido para apresentações ao ar livre em praças e espaços públicos. É um convite de aproximação com a arte e a cultura também com o propósito de (re) conhecer o compositor e criador do Festival Música Nova e que completará 90 anos em Outubro de 2012. 




III Plataforma Estado da Dança, 2012

A Secretaria de Estado da Cultura promoveu a terceira edição da PLATAFORMA ESTADO DA DANÇA, mostra estadual para difusão, a partir de criações apoiadas por subvenção direta do Governo do Estado de São Paulo. Duas edições anteriores foram apresentadas no Teatro Itália (2009-2010), quando lá se abrigava o TD-Teatro de Dança, programa ora em funcionamento na Sala Paschoal Carlos Magno/Teatro Sérgio Cardoso.

Nesta edição, os espetáculos premiados pelo Programa de Ação Cultural-PROAC/SP 2011 (subvenção direta à área atribuída por edital a obras inéditas), apresentaram-se em obras marcadas pela diversidade e contraste.
Acompanhadas pelo público do Teatro Sérgio Cardoso, mas também por curadores/programadores convidados de nove estados do país e de cinco cidades de São Paulo, contaram ainda com um olhar especializado a elas lançado por duas especialistas em dança - Alexandra Itacarambi e Sílvia Geraldi, estabelecendo-se opiniões distintas sobre o apresentado.

CRÍTICAS SOBRE O ESPETÁCULO:

UMA FOZ UMA FALA UMA DANÇA PARA GILBERTO MENDES (Athos Núcleo Artístico)

Por Sílvia Geraldi

Celebrar por meio da dança a obra do músico e compositor Gilberto Mendes foi o propósito da criação realizada pelo Athos Núcleo Artístico, jovem companhia sediada na cidade de Santos, SP. Mendes, também santista de nascença, participa da geração pioneira que, no Brasil, realiza os primeiros experimentos com base nos conceitos da música concreta francesa e da música eletrônica alemã, que emergiram a partir da década de 1940. Tal fato já seria motivação suficiente para despertar a curiosidade criativa do Athos, não fosse ainda a estratégia de buscar temáticas ligadas a sua realidade mais próxima e direta, tendência comum aos coreógrafos da cena contemporânea da dança.
Algumas considerações podem ser feitas a partir dos resultados apreciados em cena. A primeira está relacionada aos usos e formas de tratamento dados à fonte temática. Se as composições de Mendes são o elemento disparador da criação, nota-se que há, por parte do grupo, uma preocupação em extrapolar a mera função de acompanhamento que a música tem sobre os movimentos dos dançarinos.
O elenco totalmente masculino surpreende e, muito embora seja visível a heterogeneidade de morfologias corporais e de formação técnico-artística, tal fato não impede que o grupo alcance uma sintonia e uniformidade.

Por Alexandra Itacarambi

O vasto material sonoro intercalado por alguns depoimentos do compositor, por vezes se sedimenta no palco de forma bastante literal como na nota musical pintada na face dos homens, a areia da praia ou a lata de coca-cola.
A coreografia fortemente marcada pela técnica de Forsythe, do coreógrafo William Forsythe (1949), é sustentada pelo jovem elenco. Um momento interessante, é a cena em que participam duas pessoas do público ao assistirem uma dança exclusiva atrás do tapete plástico que foi levantado nas laterais do palco.

Gilberto Mendes
 
É um dos pioneiros da música experimental aleatória e do teatro musical no Brasil. Gilberto Ambrósio Garcia Mendes nasce em Santos e adota, no início da carreira, o nacionalismo musical, utilizando o folclore como base para o trabalho de composição. Mais tarde se dedica apenas à pesquisa musical de vanguarda. Viaja nos anos 50 para a Alemanha, onde estuda composição. Tem aulas com Pierre Boulez e Karlheinz Stockhausen.

De volta ao Brasil, realiza o Festival Música Nova. Em 1980 passa a ser professor do departamento de música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Entre suas peças se destacam Nasce-Morre, música aleatória feita com texto de poesia concreta de Haroldo de Campos, Beba Coca-Cola, música para coral com texto de poesia concreta de Décio Pignatari, e Ulisses em Copacabana.
 
 

ATHOS NÚCLEO ARTÍSTICO

Uma companhia cujo objetivo é fomentar a arte através de diversos segmentos, que visa um trabalho de pesquisa e investigação dentro de linhas e linguagens corporais diferenciadas.
Um veículo de manifestações artísticas, desenvolvendo uma proposta própria e diversificada, não se fixando a um único formato artístico. De caráter profissional e independente, o núcleo organiza suas pesquisas através da experimentação e criação de espetáculos.
Suas produções são adaptáveis aos mais diversos tipos de espaços com intenção de formar novas platéias, buscando um público capaz de apreciar as inovações propostas em cena, seus espetáculos: Instalações de Corpos, in-TRADUZA, Um falso e Remoto Controle, Narciso de Andrade: o poeta, foram premiados em vários festivais e mostras de dança.




FICHA TÉCNICA: 

UMA FOZ UMA FALA, uma dança para Gilberto Mendes

Com músicas de Gilberto Mendes, a direção geral é assinada por Míriam Carbonaro, a produção por Junior Brassalotti, a coreografia por Alexandre Almeida e no elenco estão Daniel Rolim, Leandro Soares, Jeymerson Santos, André Menezes, Alexandre Campos e Wiliam Silva.


Realização
 
O espetáculo é uma realização do ATHOS - Núcleo Artístico.

Projeto realizado com o apoio da  Prefeitura Municipal de Santos, Secretaria Municipal de Cultura,  Facult - Programa de Ação Cultural 2010 e Governo do Estado de São Paulo.

 Tem apoio Cultural de Santos e Região Convention & Visitors Bureau,  Associação Cultural Olhar Caiçara e Unichen.


SERVIÇO:

Local e datas:

 Sábado, dia 11 de Agosto, na
FeirArte (Orla da praia - Av. Bartolomeu de Gusmão esquina com Av. Conselheiro Nébias - Santos/SP)

 e Domingo, dia 12 de Agosto, na FeirArte (Praça em frente ao SESC - Rua Conselheiro Ribas s/nº - Santos/SP)

Horário: 18hs

Classificação etária: Livre

Espetáculo com entrada franca

No caso de chuva a apresentação será transferida para uma outra data.


Maiores informações sobre o Grupo: http://athosnucleo.wordpress.com/historico/


Nenhum comentário:

Postar um comentário