quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ESTRÉIA NACIONAL DO ESPETÁCULO TEATRAL DA CIA OHM DE TEATRO



ESTRÉIA NACIONAL DO ESPETÁCULO TEATRAL DA CIA OHM DE TEATRO


“Dentro de mim mora outra”  trata da vida da transexual Renata Carvalho, que é diretora, atriz e maquiadora de teatro. A dramaturgia é inspirada nas suas experiências de vida, seus desejos, alegrias, angústias e sacrifícios, e a narrativa expõe o conflito da construção do seu sentimento de identidade sexual em relação ao significado do seu corpo na sociedade. Com direção de Maria Tornatore, texto de Ronaldo Fernandes, músicas de Julinho Bittencourt e Marcos Canduta, figurinos de Kadú Veríssimo e produção de Miriam Vieira, no elenco: Renata Carvalho.

  SINOPSE
Sinopse
Apesar da grande relatividade cultural humana em perceber o ambiente, podemos dizer que existem certas universalidades entre os seres humanos que os caracterizam como espécie. Uma delas seria a capacidade de organizar ideias e percepções da vida, a partir da capacidade de categorizar. No entanto, as categorias de pensamento são socialmente construídas, então, deve-se ter o cuidado de contextualizar, culturalmente, o tempo e o espaço em que essas categorias foram concebidas, assim como a sua função social, em um dado contexto histórico e cultural. Nesse sentido, transexualidade não se trata de uma categoria natural, mas de uma percepção moderna de um fenômeno típico e recorrente da diversidade sexual humana comum em muitas culturas.




Assim, “Dentro de Mim mora outra” é um espetáculo teatral, que aprofunda a reflexão sobre o conceito da identidade social no universo transexual, aprofundando a crítica à realidade vigente, apreendida pelas pessoas como um contínuo de tipificações, cuja soma constrói a estrutura de uma sociedade institucionalizada. A institucionalização promove o estabelecimento de papéis aos indivíduos, isto é, modos padronizados de comportamento, estereotipias, e retira das pessoas possibilidades de condutas criativas e estruturadas em seus desejos individuais. A legitimação desta rede institucionalizada se faz através da construção de um universo ideológico e simbólico, por indivíduos, que, com o tempo, não se percebem mais como criadores, mas como “condicionados” à sua criação: uma realidade independente da vida dos homens, reificada. Promover um entendimento e uma análise sobre esta forma social de convívio tipificado, onde se convenciona conceituar como “normal” as pessoas que têm um padrão de conduta e comportamento padronizado, é imprescindível e urgente.



Segundo a diretora, Maria Tornatore: “o resultado estético desta obra artística reinterpreta realidades, revisita a perda de nossa coerência simbólica, quando traz à cena a procura do significado de nossas existências. Tudo isto através da singularidade de uma história humana”.
Para o autor, Ronaldo Fernandes: “a história tem como objetivo mostrar a coragem e a força necessárias para as transformações e correções do rumo de nossas vidas. Às vezes, para não morrer, é preciso se transformar. “O que a lagarta chama de fim do mundo, o homem chama de borboleta” - Richard Bach”.

A atriz, Renata Carvalho, diz: “Dentro de mim, sempre morou outra, que agora não está mais escondida... Partindo da minha história de vida,  resolvi propor este projeto e montar este espetáculo, compondo a feitura do meu verdadeiro Rg... Renascendo aos 27 anos... Partilhando meus segredos... Revelando meus medos, sofrimentos, dúvidas, conflitos e sacrifícios. Poderia ser a biografia de qualquer pessoa, mas é a minha: pessoal e única”.

Este projeto tem Apoio Cultural do Governo do Estado de São Paulo, Programa de Ação Cultural e Programa de Ação à Diversidade Sexual, Comissão Diversidade OAB Santos/SP, Fernando Pires, e Vídeo Paradiso.

 FICHA TÉCNICA
Ficha técnica 

Dramaturgia: Ronaldo Fernandes
Direção: Maria Tornatore
Figurino: Kadu Veríssimo
Músicas Originais: Julinho Bittencourt e  Marcos Canduta
Iluminação: Ronaldo Fernandes
Vídeos: Iasmin Alvarez e Roberto Junior
Fotos: Mariane Rodrigues
Designer Gráfico: Betinho Neto
Maquiagem Fotos: Renan Mendes
Cabelo Fotos: Joss Studio Hair
Maquiagem Espetáculo: Renata Carvalho
Captação de Imagens: Gabriel Peres
Produção: Miriam Vieira

Elenco:
Renata Carvalho
Participação especial: Ronaldo Fernandes 

SE

Estréia:

27 de outubro (Temporada: todos os sábados até 1 de dezembro)
Horário: 22 horas
Local: Tribal Club Santos
(Rua Júlio de Mesquita n° 165,  Santos)

Ingressos: R$ 5,00
(preço promocional para os 03 primeiros sábados)


Nenhum comentário:

Postar um comentário