segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

De 17 a 26 de Janeiro, acontece na Casa da Frontaria Azulejada, o projeto VERAO TEATRAL.



Verão Teatral

De 17 a 26 de Janeiro, acontece na Casa da Frontaria Azulejada, o projeto VERAO TEATRAL.

Quatro espetáculos que mais se destacaram em 2013 farão apresentações com ingressos no sistema Pague Quanto Puder sempre de sexta a domingo.


O projeto tem como objetivo, difundir a produção teatral da região e oferecer a população e turistas, ótimas opções de entretenimento cultural.

Produzido por artistas independentes, o VERAO TEATRAL traz em sua programação os seguintes espetáculos: Dama da Noite, Negrinha, Projeto Bispo e o infanto-juvenil Rapunzelee.


 Programação


Sextas-feiras 17 e 24 de Janeiro, às 21h.

Dama da Noite- Superbacana Produções/Confraria Produções Artísticas

Adaptação do texto de Caio Fernando Abreu

Com: Luiz Fernando Almeida

Direção: André Leahun

Classificação Indicativa: 16 anos

Sinopse:

O ator Luiz Fernando Almeida encarna a personagem e as angústias de um ser humano que não se sente inserido no mundo que vê e vive. O espetáculo tem direção de André Leahun.

Em um cenário que é uma residência, mas que pode ser também um clube ou o que a imaginação do público desejar, a “Dama da Noite” não se limita à atuação e instiga um diálogo com seu público em clima intimista.

O premiado espetáculo mostra ao público um conto do escritor que, mesmo depois de sua morte, faz sucesso nas redes sociais com frases de várias de suas obras compartilhadas pelos usuários.


O espetáculo

“Dama da Noite” estreou em abril de 2011. Cumpriu 9ª temporadas consecutivas na cidade de Santos e duas na cidade de São Paulo sempre com enorme sucesso de público e crítica.


O espetáculo ficou entre os finalistas do premio Aplauso Brasil 2013 nas categorias Ator, Diretor e Figurino e ainda foram indicados nas categorias Melhor Espetáculo Independente e Cenografia.


Projeto contemplado com o PROAC LGBT 2012





Sábados -18 e 25 de Janeiro, as 22:30.

Negrinha- Oficina do Imaginário

Com: Luiz Fernando Almeida, Nathalia Mendes , Priscila Calazans, Deia Oliveira + 8 músicos.

Direção: Paula D’Albuquerque

Classificação Indicativa: 14 anos

Sinopse:

A peça conta a história de Negrinha, uma criança nascida na senzala, que fica órfã aos sete anos e a partir daí é criada como coisa. Sofrendo maus tratos e humilhações, Negrinha descobre-se gente ao ver pela primeira vez uma boneca, o que muda o rumo da história.

Refletindo sobre temas como escravidão, preconceito, direitos humanos, infância e dignidade, a Oficina do Imaginário leva o público a uma atmosfera atemporal, através de sons, cores, sabores, aromas e texturas. A peça, executada por três atores e oito músicos, é encenada ao ar livre, com iluminação feita apenas pela luz das velas. Há uma interação sensorial dos atores e músicos com a plateia, trazendo o conto para uma reflexão atual, sempre através do campo lúdico.

· Projeto contemplado com o FACULT 2011





Sábado 25 de Janeiro, às 17h.

RAPUNZELEE - Casa 3

Com: Elias Thomas, Junior Brassalotti, Luiz Fernando Almeida e Rafael Souza.

Texto e Direção: Kadu Verissimo

Classificação Indicativa: LIVRE


Sinopse:

A peça é uma releitura urbana do clássico Rapunzel contada pela Bruxa Nena, que através de seu diário, apresenta a “sua” versão dos fatos. Musical infanto- juvenil que homenageia o rock brasileiro, personificado na figura da cantora Rita Lee, onde suas canções servem de inspiração para a criação dramatúrgica e visual do espetáculo.


Fotos: Patricia Geroni



Domingos 19 e 26 de Janeiro- às 19h (saída da Praça Mauá)

Projeto Bispo- “Tratados como bichos, comportam-se como um”. 
 O Coletivo.

Direção: Kadu Verissimo

Capacidade dentro da Frontaria Azulejada: 50 pessoas

Classificação Indicativa: 18 anos

Sinopse:

“Tratados como bicho, comportam-se como um”, espetáculo que traça um panorama que conduz a uma imersão na perspectiva do excluído e um mergulho no labirinto do artista. Onde o passado e o presente se fundem, assim como elementos da religião, do simbólico e questões sociais que se apresentam como um pano de fundo onde a realidade e a ficção se misturam.

O enredo utiliza a dicotomia loucura/liberdade, num sentido metafórico. A impermanência das coisas se estabelece como a própria estrutura dramatúrgica, em que os atores continuamente desconstroem uma realidade cênica para construir outra, criando uma atmosfera dual entre loucura e prisão, arte e liberdade de expressão.

O ponto de partida é a Praça Mauá. A partir dali, varias cenas acontecem em diversos pontos do centro histórico de Santos ate que o publico chega a Casa da Frontaria Azulejada onde será convidado a entrar e assistir o desenrolar do espetáculo. Em cada rua, cada esquina, o espectador pode se deparar com personagens que estão todos os dias nas ruas e que muitas vezes passam despercebidos por nossos olhares treinados e ignorar tudo o que não nos convém.


· Projeto Contemplado com o FACULT 2013.


O VERAO TEATRAL é uma realização da Superbacana Produções, Casa 3, Oficina do Imaginário e O Coletivo.

Apoio Cultural: Fundação Arquivo e Memoria

Apoio: Vila do Teatro, Os Panthanas, Revista Sanatório Geral, The Club Litoral, Vitrolada, Confraria Produções, Prefeitura Municipal de Santos.


Contato para imprensa:

Superbacana
Luiz Fernando Almeida

13 98161 8751

Nenhum comentário:

Postar um comentário