sábado, 27 de julho de 2013

LET'S FLEB. Girls e os arruinados pelo êxito

Vocês podem me chamar da pessoa mais atrasada do mundo, só hoje vi o final da segunda temporada de Girls. E vou falar pra vocês, essas meninas conseguem realmente expressar os nossos sentimentos.



Na série, logo no primeiro capitulo, os pais de Hanna falam, olha filha, nós não vamos mais te sustentar.E assim, com essa frase chocante é que começa a série que conta a história de Hanna e suas amigas tentando sobreviver em NY, com tudo de bom e ruim que a cidade tem a oferecer.

Um capítulo muito forte que eu assisti eu nunca mais esqueci em meados da segunda temporada. A Hanna, quando trabalhava num restaurante, sempre jogava o lixo todo na lixeira de um vizinho do bairro. Então finalmente o cara  reclama; 

Depois disso Hanna  bate em sua  porta para se desculpar,- na boa, ela tem essa mania de chegar sem ser convidada pedindo desculpas, rsrsrsrsrs enfim. Eles começam a se pegar, e passam uns dois dias trancados no apartamento dele, - que era maravilhoso, porque o cara era um puta médico. Mas no primeiro momento em que  Hanna busca um relacionamento mais profundo com ele, - começa a chorar e falar das suas angustias- ele para tudo desconversa, e diz em outras palavras, já deu. Ela vai embora, e nunca mais se vêem.

Fiquei em choque com tudo isso, aí vocês me dizem,  “mas pô patrícia o que você queria ela só conhecia o cara a dois dias, ta certo ele.”
A sinceramente não sei, porque vejo uma coisa que é geral nas pessoas, é a dificuldade de expressar os sentimentos, todos vivemos cheios de angústias, mas raramente é possível desabar, por isso que achei essa cena importante.

Para quem não sabe, Hanna sonha em ser escritora, e depois de passar muitos perrengues na primeira temporada, agora ela finalmente assina um contrato e é paga por um livro, que não consegue escrever.
Ela fica tão estressada, que acaba tendo crises de TOC que não tinha desde o colegial, e numa dessas, limpando o ouvido 8 vezes, enfia o cotonete bem fundo e vai parar no hospital. Nessa hora, confesso pessoas,chorei. 



Você passa a vida esperando aquele momento em que vão te dar a chance, e você vai sem amarras conseguir o seu sonho, porque na vida é assim, se você está preparado, é só da chance que precisa. E ela finalmente consegue isso.

Mas como explicar isso que poderíamos chamar de auto sabotagem? 


Eu não sei, mas Freud explica no seu texto “ os arruinados pelo êxito”
Nele Freud criou uma tese segundo a qual as pessoas adoecem de neurose como resultado de frustração. Esta que seria frustração da satisfação de seus desejos libidinais.

“ A descoberta de que pessoas ocasionalmente adoecem precisamente no momento em que um desejo profundamente enraizado e de há muito alimentado atinge a realização. Então, é como se elas não fossem capazes de tolerar sua felicidade, pois não pode haver dúvida de que existe uma ligação casual entre seu êxito e o fato de adoecerem”

“ A primeira vista, há algo de estranho nisso, mas, por ocasião de um exame mais detido, refletiremos que não é absolutamente incomum para o ego tolerar um desejo tão inofensivo na medida em que ele só existe na fantasia e cuja realização parece distante; pelo contrário, porém, o ego se defenderá ardentemente contra esse desejo tão logo este se aproxime da realização e ameace tornar-se uma realidade. A distinção entre isso e as situações comuns na formação da neurose consiste meramente em que, via de regra, são as intensificações internas da catexia libidinal que transformam a fantasia, até então merecedora de pouca consideração e tolerada, num oponente temido ao passo que nesses casos o sinal para irrupção do conflito é dado por uma mudança externa real.”

Neste texto Freud ilustra dois casos de pessoas que foram adoentadas pelo êxito e compara também com a literatura, citando Lady MacBeth da peça MacBeth  de Shakespeare e Rebecca West da peça  Rosmersholm de Henrik Ibesen.

Na verdade esse texto me veio a calhar porque estava louca para expressar meu sentimento em relação ao Girls, e a esse texto do Freud que acho mais do que tudo atemporal. Pensei em como nós todos temos desejos acalentados, e o que aconteceria se eles realmente se tornassem reais, porque das duas uma ou você tem o time of your life, depois que tudo se concretiza, ou ela vira uma coisa a mais na sua lista de desejos realizados.( vide o Lourenço em O cheiro do ralo)
Ou o pior mesmo como nestes casos, é sofrer devido aquilo conquistado, uma vez vi em algum filme/série, uma pessoa citando alguém que dizia “cuidado com o que você deseja, porque depois de consegui-lo você pode não querer mais”

O medo é de que isso aconteça e você perder tempo da sua vida correndo atrás de um desejo que no fim vai ser só mais um, como saber realmente se aquilo que queremos é o melhor mesmo. É como diz uma frase, que eu não sei de quem é, mas que como uma amiga minha tatuou eu lembrei “Viver uma vez é como não viver nunca” porque você não tem nada com que comparar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário