quarta-feira, 17 de julho de 2013

Montagem de texto de Pirandello em cartaz no Teatro Guarany é ótima opção pra quem curte teatro

SINOPSE

A pequena e pacata cidade de Valdana, de repente se vê diante de um estranho acontecimento. A chegada de uma estranha família, saída dos escombros de sua vila, destruída por um terremoto, trazem consigo um estilo de vida peculiar que leva o povo a questionar as razões de um comportamento reservado e do luto que trazem em suas roupas. Uma desenfreada curiosidade começa a crescer na alma dos habitantes. Loucos ou excêntricos? Quem poderá dizer quem são eles na verdade?

“Assim é (se lhe parece)”, texto de Luigi Pirandello, escrito em 1917, traz ao público a reflexão, através da retórica aristotélica, sobre a definição da verdade. A realidade existe, ou ela é apenas enxergada através das “verdades” de cada um. Todos carregam a sua própria definida apenas pelas suas experiências na vida, criando, a seu próprio critério, uma visão de mundo e daqueles que o habitam.


É no conflito e na intersecção dessas versões que Pirandello transita, abandonando ao público a responsabilidade de pensar o papel de cada um, e refletir até que ponto etamos dispostos a aceitar a verdade do próximo, e até onde nos cabe críticas ou julgo à essa realidade. A montagem traz uma linguagem leve e humorística, levando ao ápice o absurdo e paixões de cada personagem.

No clássico, contado sob vários pontos de vista, um grupo de vizinhos especula sobre Sra. Frola, o seu genro, Sr. Ponza e sua mulher, que nunca aparece aos olhos dos moradores.
Surgem várias versões para o comportamento extravagante da Familia. Filosófico, Pirandello caminha nos limites entre verdade e ilusão, com o humor e a sofisticação narrativa comuns em suas obras.

Escrita em 1917 e definida pelo próprio ator como uma "farsa filosófica". Como ocorre na maior parte do seu teatro, o autor desenvolve a obra a partir de um relato. Neste caso, a comédia foi extraída do conto La Signora Frola e il Signor Ponza, suo genero ("A senhora Frola e o senhor Ponza, seu genro"). A obra trata o tema da verdade, o contraste entre realidade e aparência, entre verdadeiro e falso. Pirandello põe em cheque a ideia de uma realidade objetiva que possa ser interpretada de modo unívoco através dos instrumentos da racionalidade.
PEÇA: Assim É (Se Lhe Parece)

Autor: Luigi Pirandello

Entrada Franca

18/07 (quinta-feira), às 20hrs.
22/07 (segunda-feira), às 20hrs.
26/07 (sexta-feira), às 20hrs.
27/07 (sábado), às 20hrs.

Entrada franca. (sujeito a lotação máxima do teatro).

Classificação Livre.

É permitido fotografar ou filmar o espetáculo apenas com autorização prévia.

Tempo de duração: 110 minutos

Recomendação: Livre

Direção: Ando Camargo e Roberto Peres

ELENCO

Marcello Ramos

Kadu Posso

Maira Brigliadori

Ludyne Medeiros

Daniel Sette

Estéfane Cliquet

Bruno Monin

Bruno Galdino

Alexa Kiany

Alex Guarany

Jefferson Lucas

Roberto Barsan

Douglas Ribeiro

Maíra de Souza

Letícia Lopes (Stand-in)

FICHA TÉCNICA

Direção Geral: Roberto Peres

Direção: Ando Camargo
Preparação Corporal: Jaly Aquino
Preparação de Voz: Carol Bezerra
Produção Artística: Léo Porto
Operação de som: Natan Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário