sábado, 13 de julho de 2013

Medo de Escuro é o destaque hoje, dia 13 de junho no Teatro do Sesi Santos



“Medo de Escuro” trata de questões fundamentais para a juventude de várias épocas e, também, para o desenvolvimento psíquico e sócio afetivo do ser humano.

Os personagens principais são jovens e extremamente vulneráveis aos encantos da cultura de massa, particularmente a cultura pop. O casal, que imagina ter matizes diferentes, vive enclausurado num mesmo universo, repleto de heróis às avessas.

Tudo no desenrolar da trama se dá através de representações. Nenhum dos personagens é de fato quem pensa ser e muito menos quem representa. E, neste mundo de simulacros, os dois se aproximam e se abandonam com uma velocidade frenética, que confunde muitas vezes frivolidade e carência, paixão e amor, inocência e maturidade.

A cultura de massa, com os seus astros e canções, perpassa toda a trama de forma cortante e chega a ser quase um personagem. Músicos são deuses, canções são oráculos.

Um mundo ao mesmo tempo vendido para milhões e fechado em si próprio. Um ambiente onde seus protagonistas, ao mesmo tempo em que sentem um completo desprezo por qualquer outra forma de vida, especialmente pela vida adulta, usam o compêndio de informações que conseguem nos seus discos e magazines para se inserirem nela.

Com este cenário, que oscila entre o lúdico e o extremamente cruel, entre a comédia e a tragédia, se dá a trama, toda contada em tempos alternados e por pessoas diferentes.

O sofrimento da personagem feminina, a sua recuperação moral e física é a única linha que nunca é abandonada no desenrolar da narrativa. Um abatimento que, no final das contas, poderia vir de qualquer época ou lugar e habitar tanto uma tragédia de Shakespeare quanto uma canção de George Harrison.

A grande pergunta que o espetáculo deixa no ar é simples e, ao mesmo tempo, crucial, particularmente aos jovens: A cultura de massa, com as suas canções de três minutos, revistas de moda e comportamento, palavras de ordem, artistas de seis meses, enfim, com a sua efemeridade, começa e acaba em si própria ou é capaz de trazer respostas para a existência humana, por mínimas que sejam?



Sinopse

Medo de Escuro é uma história contemporânea sobre o relacionamento de um músico, cover de George Harrison, com uma designer de moda, ambos vulneráveis ao encanto da cultura pop. Eles vivem enclausurados num mesmo universo, repleto de heróis às avessas. E, neste mundo de simulacros, os dois se aproximam e se abandonam com uma velocidade frenética, que confunde muitas vezes frivolidade e carência, paixão e amor, inocência e maturidade. Uma história que oscila entre o lúdico e o extremamente cruel, entre a comédia e a tragédia, tendo como pano de fundo o som de George Harrison e outros astros da cultura pop.


Serviço

Faixa etária: 14 anos

Duração: 70 minutos

Local: Sesi Santos

Dias: 13 de julho de 2013

Horário: 20h

Entrada gratuita.


Ficha Técnica:

Texto: Julinho Bittencourt

Direção: Platão Capurro Filho

Com: Fabíola Nascimento e Ernani Sequinel

Participação: Camila Baraldi, Barbara Braw e Marcia Marques

Figurino: Sandra Machado

Cenário: Platão Capurro Filho

Direção de Produção e Fotografia: Rodrigo Mmorales

Direção de fotografia (Vídeo): Theo Grahl

Edição (Vídeo): Daniel Reis

Maquiagem (Vídeo e Teatro): Cícera Carmo

Assessoria de Imprensa: Valéria Vargas

Designer Gráfico: Maira Brigliadori

Ass. Direção e Op.de Vídeo: Camila Baraldi

Ass. de Palco: Jackson Vieira

Operador de Som: André Cajaíba


Lei de Incentivo a Cultura (Lei Roaunet)


Patrocínio: Porto de Santos


Apoio

UNISANTA, Colégio Parque Sevilha, Casarão Santa Cruz, Trupe Olho da Rua, Bonita Produções, Torto Bar, Teatro Guarany

Apoio Cultural

Alhambra Móveis, Academia Corpo e Saúde, Rubinho Griffe, Simões Serralheria, Restaurante Kokimbos, Cantina Liliana, Subway (Brás Cubas)

Apoio Institucional

Prefeitura Municipal de Santos e Secretaria de Portos

Realização: Teatro Widia e Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário