quarta-feira, 11 de julho de 2012

OFICINA CULTURAL PAGU com inscrições abertas para oficinas!!




                                                   OFICINA CULTURAL PAGU
                                           PROGRAMAÇÃO JULHO A SETEMBRO DE 2012


A partir do dia 16/07 (segunda feira) estão abertas as inscrições para os cursos do 3o trimestre da Oficina Cultural Pagu, o destaque é para o projeto em comemoração aos 90 anos da semana de arte de 22. 
 
São 19 atividades nas áreas de Teatro , fotografia , produção de documentário, escultura, pintura em tela,  grafiti , dança, literatura e figurino . 
 
A programação está disponível no site: www.oficinasculturais.org.br  e é toda gratuita. 
 
Em Santos os interessados poderão inscrever-se pelo email: pagu@oficinasculturais.org.br (exceto para as atividades com seleção para primeiros inscritos) ou pessoalmente no endereço da sede: Rua:Napoleão Laureano, 89 - Marapé - Santos (Centro Comunitário São Judas Tadeu) de 2a a 6a feiras das 14h ás 20h.
 
 
E na região nos locais indicados pelas cidades. Maiores informações pelos telefones:13  3219 2036 / 3219 1741.
 

                            PROJETO ESPECIAL: 90 ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA
  


► OFICINA DE PINTURA A ÓLEO: 90 ANOS DE ARTE MODERNA
Coordenação: Bel Braga.
9/8 a 27/9 – quintas-feiras – 14h às 17h.
Público: interessados em pintura, acima de 16 anos.
Inscrições: 16/7 a 09/08.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

Por meio do conhecimento das obras de modernistas como Vicente do Rego Monteiro, Anita Malfatti, Lasar Segall, Tarsila do Amaral e Ismael Nery, os participantes serão orientados a produzir trabalhos inspirados nas técnicas empregadas por esses grandes pintores brasileiros.

A artista plástica Bel Braga, também decoradora, é membro da Academia Brasileira de Arte e Cultura e vice-presidente do Núcleo de Arte e Cultura do Litoral Paulista. Participou de diversos salões e mostras, como a realizada em comemoração ao ano da França no Brasil, em que foi premiada.


► OFICINA: A FOTOGRAFIA MODERNISTA E SUA POÉTICA
Coordenação: Tito Wagner.
15 a 31/8 – quartas e sextas feiras – 18h30 às 21h30.
Público: fotógrafos e demais interessados a partir de 16 anos que tenham prática em fotografia.
Inscrições: 16/7 a 10/8.
Seleção: carta de interesse e currículo.
Vagas: 20.

A partir de exercícios práticos e da análise de técnicas e conceitos, a oficina estabelecerá um recorte na história da fotografia para evidenciar a poética dominante no período modernista.

Tito Wagner é arte-educador, fotógrafo, jornalista e documentarista. Participou, dentre outros eventos, da 10ª Bienal de Artes em Santos, do Festival Santista de Curtas-Metragens e do 1º Encontro de Arte Contemporânea Caiçara em São Vicente.


► OFICINA DE ESCULTURA: REVISITANDO OS 90 ANOS DA ARTE MODERNA

Coordenação: Luis Bayón Torres
10/09 à 14/09 – Segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira das 14h00 às 17h00 Público: Escultores, artistas plásticos, estudante de arte e pessoas interessadas acima de 15 anos.
Inscrições: 16/07 a 23/08
Seleção: análise de currículo
20 vagas

A oficina propõe a criação de esculturas a partir de releituras contemporâneas de grandes obras de artistas brasileiros modernistas, abordando durante o processo os fundamentos estéticos da composição: forma, volume, dimensão, simetria, movimento e harmonia, entre outros.

Luis Bayón Torres é especialista em Escultura pela Faculdade de Belas Artes de Barcelona. Lecionou na Faap e no Museu Brasileiro de Escultura, em São Paulo, e na Escola D’Arts i Oficis, em Barcelona. Possui obras em acervos do Brasil, Portugal e Malta.


► WORKSHOP: DI CAVALCANTI, ANITA MALFATTI E TARSILA DO AMARAL SOB O OLHAR DA FOTOGRAFIA
Coordenação: Melissa Szymanski.
30 e 31/8 – quinta-feira – 19h às 21h | sexta- feira – 11h às 14h.
Público: fotógrafos e estudante de fotografia que possuam analógica reflex.
Inscrições: 16/7 a 27/8.
Seleção: Questionário
20 vagas.

Após a exibição e análise de imagens das obras de artistas como Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral, os participantes farão passeios pela cidade buscando os elementos de enquadramento, composição, saturação e contraste que melhor exprimam a linguagem usada pelos modernistas.

Melissa Szymanski é especialista em Fotografia pelo Instituto Europeo di Design e pela John Kaverdash Accademia di Fotografia, ambos em Milão, na Itália. Tem experiência como fotógrafa na Ford Models Brasil, MTV Brasil e na revista italiana Moda Pelle Fashion Magazine.


► PALESTRA: DE 1922 A 2012 – ARTES, CINEMA, MÚSICA E LITERATURA
Coordenação: Ateliê Aberto.
01/09 – sábado– 14h às 17h.
Público: artistas plásticos, atores, cineastas, escritores, estudantes e demais interessados.
Inscrições: 16/7 a 01/09
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Local: Unisanta: Rua Doutor Oswaldo Cruz, 266 – Boqueirão.

A palestra vai abordar o repertório de artistas contemporâneos e identificar suas referências estéticas na produção da arte moderna a partir da Semana de 1922, abrangendo música, artes visuais, literatura e cinema.

Fundado em 1997, o Ateliê Aberto é um organismo autogerido e interdependente sediado em Campinas, voltado à cultura contemporânea. Com uma produção autoral, o grupo idealiza e implementa projetos dentro e fora de seu espaço, compondo uma programação contínua de exposições, residências, intervenções urbanas, workshops e apresentações musicais. Os integrantes são: Samantha Moreira (artista plástica), Maria Endo (produtora cultural), Henrique Lucas (produtor audiovisual) e Lucas Guedes (jornalista).


► WORKSHOP DE TEATRO: MACUMBA ANTROPÓFOGA
Coordenação: Teatro Oficina.
31/8 – sexta-feira – 19h às 22h.
Público: atores e estudantes de teatro.
Inscrições: 16/7 a 27/8.
Seleção: currículo.
Local: Escola de Artes Cênicas de Santos: Praça dos Andradas, 100.
20 vagas.

O workshop apresenta as técnicas do Teatro Oficina no processo na criação do espetáculo “Macumba Antropófaga”, que homenageia os artistas da Semana de 22, especialmente Oswald de Andrade. O jornalista e diretor teatral santista Roberto Fernandes Peres atuará como mediador deste encontro entre a companhia e o público.

O Teatro Oficina foi fundado em 1961, por José Celso Martinez Correa, Renato Borghi, Fernando Peixoto, Ítala Nandi e Etty Fraser. O espetáculo “O Rei da Vela” (1967) foi um momento crucial para o teatro brasileiro e para o movimento tropicalista. A partir dos anos 1980/90 o grupo inicia uma nova fase na qual a autoria dos espetáculos é coletiva, mas sempre com a grande presença de Zé Celso marcando todos os projetos.


► BALLET STAGIUM: NOVENTA E VINTE DOIS
Coordenação: Ballet Stagium.
1/9 – sábado – 14h às 17h.
Público: bailarinos e estudantes de dança.
Inscrições: 16/7 a 01/09.
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas.

Por meio da apresentação do processo de criação da inédita coreografia “Noventa e Vinte Dois” desenvolvido pelo Ballet Stagium em homenagem aos 90 anos da Semana de Arte Moderna, o encontro debaterá os conceitos da dança modernista presentes na produção contemporânea.

Uma das companhias de dança mais respeitadas do Brasil, o Ballet Stagium foi fundado por Marika Gidali e Décio Otero em 1971. Nesses 40 anos de existência criou cerca de 80 coreografias e realizou mais de 3000 apresentações, para um público de aproximadamente dois milhões de espectadores.


► PALESTRA: 1922 – A SEMANA QUE NÃO TERMINOU
Coordenação: Marcos Augusto Gonçalves.
1/9 – sábado –
Palestra:16h ás 18h
Lançamento do livro com autógrafos: 18h ás 20h
Público: interessados a partir de 14 anos.
Inscrições: 16/7 a 01/09
Seleção: primeiros inscritos.
Local: Livraria Realejo: Avenida Marechal Deodoro, 2 – Gonzaga.
20 vagas.

Tendo por tema o mais recente livro de Marcos Augusto Gonçalves, “1922 – A Semana Que Não Terminou”, esta palestra visa reconstituir o contexto histórico da época em que ocorreu a Semana de Arte Moderna, traçar um perfil dos protagonistas, expor seus laços e rupturas com a tradição e relatar os fatos que aconteceram no Teatro Municipal de São Paulo naqueles dias de fevereiro de 1922.

Marcos Augusto Gonçalves estudou Literatura na PUC-RJ e cursou mestrado em Comunicação na UFRJ. Foi editor da Ilustrada e do caderno Mais!, na “Folha de S.Paulo”. É autor, com Heloisa Buarque de Hollanda, de “Cultura e Participação nos Anos 60” e organizador de “Pós-Tudo – 50 Anos de Cultura na Ilustrada”.






OUTRAS ATIVIDADES NA OFICINA CULTURAL PAGU


AUDIOVISUAL

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETO E PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO
Coordenação: Lílian Santiago.
4 a 25/8 – sábados – 14h às 17h.
Público: produtores e gestores culturais e estudantes de audiovisual a partir de 16 anos.
Inscrições: 16/7 a 1/8.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.

A oficina fornecerá subsídios para a elaboração de projetos na área audiovisual, esclarecendo seus tópicos indispensáveis – necessidades de produção, orçamento, cronograma e distribuição, entre outros – e informando sobre editais, concursos e leis de incentivo.

A cineasta e produtora Lílian Santiago é professora do curso de Cinema e Audiovisual do Ceunsp. Entre seus filmes estão “Balé de Pé no Chão”, premiado como melhor documentário no I Holllywood Brazilian Film Festival (ocorrido em Los Angeles em 2009), e “Família Alcântara”, exibido nos cinemas e na TV.


DANÇA

OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA – MÓDULO 2
Coordenação: Míriam Carbonaro.
21/8 a 27/9 – terças e quintas-feiras – 15h às 17h.
Público: bailarinos, atores e demais interessados com alguma experiência em artes cênicas, acima de 16 anos.
Inscrições: 16/7 a 16/8.
Seleção: aula-teste (16/8 – quinta-feira – 15h).
25 vagas.

Por meio de teoria e prática, a oficina desenvolverá exercícios mais complexos, abordando temas como: relação do corpo com o espaço e o tempo, peso, relaxamento e qualidades dinâmicas do movimento.

Míriam Carbonaro é bailarina e professora de dança. À frente do Grupo Athos, foi premiada com o Troféu Plínio Marcos 2009 em quatro categorias: Melhor Bailarina, Melhor Coreógrafa, Melhor Grupo de Dança e Melhor Espetáculo de Dança (“in-TRADUZA”).





Nenhum comentário:

Postar um comentário