O Cineclube Maurice Legeard surge para criar um espaço cujo ofício é discutir o cinema que é inacessível nas salas comerciais da cidade de Santos e que, além de propor um espectador ativo, pensante, através da discussão, forma neste um repertório cultural de mais de cem anos de história que passam por diversos países e culturas a partir das obras assistidas.
A estreia acontece no dia 13 de abril, sábado, às 23h30, na Vila do Teatro. Será exibido o curta documentário“O Guru e os Guris”, de 1973, dirigido por Jairo Ferreira, que aborda a figura do cinéfilo Maurice Legeard.
Na sequência, será exibido o questionador longa metragem “Noviembre”, de 2003, dirigido pelo espanhol Achero Mañas, que conta a estória de um grupo de teatro de rua independente liderado pelo idealista Alfredo.
Na sequência, será exibido o questionador longa metragem “Noviembre”, de 2003, dirigido pelo espanhol Achero Mañas, que conta a estória de um grupo de teatro de rua independente liderado pelo idealista Alfredo.

A entrada é franca e todos são bem vindos.
QUEM FOI MAURICE LEGEARD?

Cria oClube de Cinema de Santos em 1948. Dois anos depois, torna-se um dos organizadores do clube. Apresenta aos membros do clube o cinema mundial: faz aportar na cidade o Neo-Realismo Italiano e filmografia do Japão, Polônia, França, Índia, Inglaterra, Hungria, Rússia, Bulgária, China.
A partir de 1954, passa a coordenar oficialmente o Clube de Cinema. Em 64, faz sessões à meia-noite no Cine Roxy para exibir e debater sobre filmes fora da grade comercial.
No início dos anos 80, faz sessões no Cine Bandeirantes e na Aliança Francesa, em seguida, desliga-se do Clube do Cinema. Um ano após, faz da Cadeia Velha a sede de seu acervo cinematográfico. Surge a Cinemateca de Santos. Em 1989, doa a Cinemateca de Santos e, no ano seguinte, é contratado pela Secretaria de Cultura como assessor de cinema.
Maurice Legeard é o nome do troféu oficial do CURTA SANTOS - FESTIVAL DE CINEMA DE SANTOS também! |
Assessoria de Comunicação:
Luiz Fernando Almeida
13 81618751 ( whatsapp)
Twitter/instagram: @superbacanaprod
Parabéns pela criação de um cineclube com o nome de Maurice Legeard, bem merecido.
ResponderExcluir