domingo, 7 de abril de 2013

Cineclube Maurice Legeard faz sua exibição de estreia na Vila do Teatro




O Cineclube Maurice Legeard surge para criar um espaço cujo ofício é discutir o cinema que é inacessível nas salas comerciais da cidade de Santos e que, além de propor um espectador ativo, pensante, através da discussão, forma neste um repertório cultural de mais de cem anos de história que passam por diversos países e culturas a partir das obras assistidas.

A estreia acontece no dia 13 de abril, sábado, às 23h30, na Vila do Teatro. Será exibido o curta documentário“O Guru e os Guris”, de 1973, dirigido por Jairo Ferreira, que aborda a figura do cinéfilo Maurice Legeard.




Na sequência, será exibido o questionador longa metragem “Noviembre”, de 2003, dirigido pelo espanhol Achero Mañas, que conta a estória de um grupo de teatro de rua independente liderado pelo idealista Alfredo.

O Cineclube Maurice Legeard é fundado pelos estudantes de cinema e audiovisual: Rodrigo Zerbetto, que estreia neste ano como diretor com o curta-metragem “Nina”, além de ter participado da equipe de produção do Curta Santos nas últimas quatro edições; Victor Alencar, adorador da sétima arte, tendo experiência nas várias vertentes da área; e Gabriel Peres, um produtor por natureza (mas não por opção) que procura seu lugar na área do audiovisual, tendo já participado de projetos como assistente de muitas coisas, roteirista, diretor e editor.

A entrada é franca e todos são bem vindos.

CURTAM AI:   facebook.com/cineclubemaurice



QUEM FOI MAURICE LEGEARD?

Em 1925, no município de Lyon, França, nasce Maurice Armand Marius Legeard. Em 1932, vem com a família a Santos. Frequenta a Capital, torna-se ator de teatro e de cinema, apaixonado pelo mundo cinematográfico. Nunca teve a pretensão de ser o melhor, mas fazia enormes sacrifícios para realizar seus projetos, enfrentando as terríveis barreiras burocráticas das administrações, tanto dos órgãos governamentais quanto das instituições da sociedade civil.


Cria oClube de Cinema de Santos em 1948. Dois anos depois, torna-se um dos organizadores do clube. Apresenta aos membros do clube o cinema mundial: faz aportar na cidade o Neo-Realismo Italiano e filmografia do Japão, Polônia, França, Índia, Inglaterra, Hungria, Rússia, Bulgária, China.

A partir de 1954, passa a coordenar oficialmente o Clube de Cinema. Em 64, faz sessões à meia-noite no Cine Roxy para exibir e debater sobre filmes fora da grade comercial.

No início dos anos 80, faz sessões no Cine Bandeirantes e na Aliança Francesa, em seguida, desliga-se do Clube do Cinema. Um ano após, faz da Cadeia Velha a sede de seu acervo cinematográfico. Surge a Cinemateca de Santos. Em 1989, doa a Cinemateca de Santos e, no ano seguinte, é contratado pela Secretaria de Cultura como assessor de cinema.


Maurice Legeard é o nome do troféu oficial do CURTA SANTOS - FESTIVAL DE CINEMA DE SANTOS também!


Assessoria de Comunicação:

Luiz Fernando Almeida
13 81618751 ( whatsapp)
Twitter/instagram: @superbacanaprod

Um comentário:

  1. Parabéns pela criação de um cineclube com o nome de Maurice Legeard, bem merecido.

    ResponderExcluir